Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Domingo, 14 de Agosto de 2022
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Língua portuguesa, inculta e bela, por Alcides Silva

Alcides Silva - 22 de junho de 2006 - 10:22

Língua portuguesa, inculta e bela

Alcides Silva
Parônimos

São palavras que têm som semelhante ao de outras, porém significação diferente: descrição que é o ato de descrever, expor, enumerar; e discrição que é a qualidade de quem sabe guardar segredo, prudência, reserva, modéstia.

A festa de rodeio é do peão; a peça do jogo de xadrez é o peão, mas o brinquedo do menino chama-se pião. Originário do latim medieval, pedone (pedo, onis), peão era aquele que tinha pés grandes (pezão), o infante; depois, o que anda a pé, o trabalhador braçal, aquele que lida com o gado a pé; o amansador de cavalos. Para o “Dicionário Aurélio, século XXI”, o segundo sentido do termo peão amansador, trabalhador braçal, vem do espanhol peón. Etimologicamente o brinquedo pião é uma forma divergente de peão e, segundo Antenor Nascentes, tomou esse nome por comparação aos movimentos de um soldado de infantaria, que nas antigas formações das tropas, girava ao redor de si mesmo.

A baixo, com o a separado, só se usa quando baixo for o contrário de alto: A baixo do custo de vida está o salário do trabalhador. Abaixo – escrito em uma única palavra –, como advérbio, tem o significado de ‘em local menos elevado’, ‘embaixo’, ‘em posição inferior’ ou ‘subseqüente’: Os abaixo-assinados... A pedra rolou ladeira abaixo. Como interjeição, é uma exclamação de protesto: Abaixo a miséria!

Onde tem uma idéia de lugar estático: A casa onde moro. O que pode ser posto em movimento é aonde: Aonde vais? Na dúvida, tente substituir o “aonde” por “para onde”:

Todo é pronome indefinido, isto é, determina o substantivo de modo vago, impreciso e seu significado varia conforme esteja colocado na frase.

Sem artigo, tem a significação de um, cada, qualquer: Trabalho todo dia (= qualquer dia, cada dia). Com o artigo, significa inteiro ou determinado: Toda a casa precisa ser reformada (= a casa inteira) – Toda casa um dia precisa ser reformada (= qualquer casa).

Se alguém chega num recinto e beija todas as pessoas que ali se encontram, pratica um ato de civilidade, simpático, de afeição. Ao contrário, se beijar toda pessoa poderá ser preso por libidinagem ou atentado violento ao pudor.

Tudo é a forma neutra de todo e funciona como pronome substantivo ou pronome adjetivo: Comeu de tudo (pronome substantivo) – Tudo aquilo era verdade (pronome adjetivo). Quando seguido de que, reclama o artigo definido o e exerce a função de pronome demonstrativo: Tudo o que foi falado era verdade.

Vultoso é o volumoso, o muito grande, de grande vulto ou importância: A ponte rodoferroviária é uma obra vultosa; já vultuoso é o aspecto da face quando está muito vermelha, é o rosto inchado e os olhos salientes.

SIGA-NOS NO Google News