Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

José de Alencar diz que tem espaços para a queda do juro

Ma. Helena Antun/Agência Brasil - 09 de setembro de 2003 - 16:45

O vice-presidente da República, José Alencar, voltou a pedir hoje a queda das taxas de juros. Ele participou de solenidade na Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre o balanço de um ano do Plano Diretor do Mercado de Capitais, que visa a fortalecer e popularizar o mercado de ações, elevando as aplicações nas bolsas de valores. "Os espaços estão abertos para a queda dos juros", avaliou José Alencar, observando que quem decide sobre o assunto é o comitê de Política Monetária (Copom).

Na opinião do vice-presidente, com uma taxa de juros alta o Brasil fica impedido de competir nos mercados externos. Segundo ele, "o país não pode continuar arcando com o custo de capital desta natureza, porque retomar o desenvolvimento com estes custos é impossível". José Alencar fez coro a todos oradores do evento que elegeram a taxa de juros, atualmente em 22% ao ano, como o maior entrave ao desenvolvimento do mercado de capitais.

O vice-presidente convocou uma cruzada nacional para que se encontre uma solução para o alto custo do capital no Brasil. Ele lembrou que a taxa básica de juros aplicada no país é, em muitos casos 20 vezes superior a dos 10 maiores países. Na ocasião, Alencar destacou "o esforço gigantesco do governo para evitar a retomada da inflação de maneira competente", mas disse que "o Brasil precisa começar a se preocupar, seriamente, com as questões ligadas aos custos do capital.

Alencar disse, ainda, aos empresários que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem um grande apreço pelo sistema da Bolsa de Valores e pelo mercado de capitais. " O presidente deseja fazer tudo para que o Brasil tenha um mercado de capital forte, que possa financiar os investimentos de forma a dar ao Brasil condições de maior competitividade no mercado internacional".

SIGA-NOS NO Google News