Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 30 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ipê-roxo como alternativa no tratamento do câncer

Márcia Wonghon/ABr - 08 de março de 2004 - 10:27

Uma cápsula gelatinosa que tem como princípio ativo a beta-lapachona,derivada do lapachoe, formulado a partir da casca do ipê-roxo, árvore nativa das florestas tropicais, surge como alternativa terapêutica no tratamento de diversos tipos de câncer.

O projeto para fabricação da fórmula, que vem sendo trabalhado há quatro anos, por 15 pesquisadores do departamento de farmácia da Universidade Federal de Pernambuco e do Laboratório Farmacéutico do Estado, Lafepe, sob a coordenação do diretor técnico Pedro Rolim, vai beneficiar toda a área de oncologia, especialmente os casos de câncer de próstada e de mama.

De acordo com Rolim, as propriedades do medicamento na regressão de tumores malígnos já tem eficácia comprovada em ensaios realizados com animais falta agora definir as doses terapêuticas indicadas nos tratamentos e fazer os testes de verificação da toxidade da substância no organismo.

Ele disse que para agilizar os procedimentos foram firmados convênios com Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, que fará os testes clínicos com os seres humanos e a Universidade Federal de Vicosa, em Minas Gerais, a quem caberá as experiências com animais.

O pesquisador estima que dentro de dois a três anos o fármaco estará disponivel no mercado nacional podendo também ser exportado para paises da África e da Ásia.



SIGA-NOS NO Google News