Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Inscrições para Olimpíada de Língua Portuguesa são prorrogadas até 20 de maio

Seduc fará formação e orientação dos professores para execução das oficinas

Governo de Mato Grosso - 24 de abril de 2021 - 13:00

Inscrições para Olimpíada de Língua Portuguesa são prorrogadas até 20 de maio

As inscrições para a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa 2021 foram prorrogadas até o dia 20 de maio. A competição vai premiar as produções de textos de estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Além disso, professores e turmas poderão concorrer com o relato de prática.

Podem se inscrever os professores que dão aulas para alunos de escolas públicas. As categorias são: Poema (5º ano do Ensino Fundamental); Memórias literárias (6º e 7º ano do Ensino Fundamental); Crônica (8º e 9º ano do Ensino Fundamental); Documentário (1º e 2º ano do Ensino Médio); e Artigo de opinião (3º ano do Ensino Médio).

Após a inscrição, os professores têm que fazer as oficinas, usando os cadernos de gênero textuais disponibilizados no site da Olimpíada de Língua Portuguesa 2021, registrar as atividades e depois fazer um relato de prática contando como foi o trabalho desenvolvido com as turmas. Após essas etapas, também devem, com os estudantes, escolher algumas produções textuais ou audiovisuais.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) reforça que os professores da rede estadual que se inscreverem na competição vão participar de um projeto formativo e orientativo com o objetivo de colaborar com a execução das oficinas. Esse percurso formativo e de aplicação das oficinas será certificado pela Seduc.

A Secretaria de Educação frisa ainda que os cadernos de gêneros textuais foram elaborados para trabalhar com as habilidades de leitura e escrita conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e estão disponíveis para serem baixados gratuitamente na página da olimpíada na internet.

As inscrições para a olimpíada podem ser feitas neste link. 

Premiação

Os professores e as turmas, assim como as escolas, que forem selecionados na Etapa Nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa receberão os seguintes prêmios:

- Professor(a): certificado de vencedor(a), notebook e mouse;
- Estudante: certificado de vencedor(a) e tablet;
- Escola: placa de homenagem e acervo para a biblioteca escolar, definido pela organização do concurso.

SIGA-NOS NO Google News