Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Inscrições para bolsas remanescentes do Prouni 2021 começam nesta segunda-feira

Prazo vai até amanhã, dia 4; resultado será divulgado na sexta-feira

Midiamax - 03 de maio de 2021 - 17:16

Inscrições para bolsas remanescentes do Prouni 2021 começam nesta segunda-feira

O Programa Universidade para Todos (Prouni) inicia nesta segunda-feira (3) mais uma etapa de seleção para cursos de graduação oferecidos por faculdades privadas do país. Quem não foi selecionado na chamada regular poderá tentar uma vaga por meio das bolsas remanescentes. As inscrições poderão ser feitas até as 23h59 de amanhã (4), exclusivamente, na página do Prouni. O resultado será divulgado na sexta-feira (07).

São chamadas de remanescentes aquelas vagas que não foram preenchidas no processo regular do Prouni – duas chamadas e na lista de espera do programa. Elas são liberadas por conta da desistência dos candidatos pré-selecionados ou falta de documentação, por exemplo. O Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou a quantidade de vagas remanescentes. Neste semestre, o Prouni ofereceu, no total, mais de 162 mil bolsas de estudo.

Na edição deste ano, o processo seletivo para as vagas remanescentes ocorrerá com uma novidade quanto a classificação dos candidatos. Ela se dará por ordem de melhor desempenho obtido no Enem, considerando qualquer das edições do exame ocorridas nos últimos dez anos. Antes valia somente a prova mais recente do exame.

Para quem fez mais de um Enem neste período, será considerada para efeito da classificação a edição em que ele tenha obtido a maior média no conjunto de provas. Para isso, o candidato deve ter obtido 450 pontos no conjunto de provas do Enem e não ter tirado zero na redação.

“Com isso, a classificação se dará segundo um critério meritocrático, e não mais por ordem do horário de conclusão da inscrição, como ocorria antes, quando o critério era, meramente, temporal e, portanto, passível de prejudicar os candidatos que tivessem alguma dificuldade de acesso à internet”, informou o MEC.

Outra novidade é que aqueles candidatos que fizeram o Enem 2020 e não puderam se inscrever no processo seletivo regular, já que houve o adiamento da aplicação das provas do Enem do ano passado, em razão da pandemia de covid-19,  também poderão se inscrever nas vagas remanescentes.

Prouni é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior. Além de ter feito o Enem, o candidato não pode ter renda familiar maior que três salários mínimos e não pode ter diploma de ensino superior. Além disso, é preciso se encaixar em uma das seguintes situações: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou; ter cursado o ensino médio em escola da rede privada, desde que na condição de bolsista integral da instituição.

O Programa Universidade para Todos (Prouni) inicia nesta segunda-feira (3) mais uma etapa de seleção para cursos de graduação oferecidos por faculdades privadas do país. Quem não foi selecionado na chamada regular poderá tentar uma vaga por meio das bolsas remanescentes. As inscrições poderão ser feitas até as 23h59 de amanhã (4), exclusivamente, na página do Prouni. O resultado será divulgado na sexta-feira (07).

SIGA-NOS NO Google News