Geral
Inglaterra prende goianos por falsa documentação
A Assessoria de Assuntos Internacionais de Goiás está registrando vários casos de goianos que, trabalhando irregularmente no Reino Unido, se passam por portugueses. Segundo o chefe da Assessoria, Elie Chidiac, sete goianos estão presos na Inglaterra. Eles foram pegos pela imigração se passando por portugueses. A procura pela documentação falsa se deve ao fato de que o português pode trabalhar legalmente no Reino Unido, já que Portugal é membro da União Européia.
Os goianos estão respondendo pelo crime de falsificação e, caso colaborem com a polícia, serão deportados para o Brasil. A Assessoria tem prestado toda assistência. Nós pedimos ao consulado para dar assistência jurídica aos goianos e orientamos que eles colaborem com a polícia inglesa para voltarem ao Brasil, explica o assessor.
Desde o ano passado tem crescido o número de goianos que tentam permanecer irregularmente na Europa. Os Estados Unidos e até o México exigem o visto de entrada, o que não acontece no continente europeu. Elie explica que a maioria das pessoas que estão irregulares no exterior tem medo de procurar as autoridades brasileiras naquele país. As autoridades brasileiras têm, por obrigação e atribuição, ajudar os brasileiros no exterior, sejam eles regulares ou irregulares, afirma. A orientação é para que procurem o consulado ou a embaixada brasileira, se desejarem permanecer no país.