Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 30 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Hoje é o "Dia do Encarcerado": momento de reflexão

MS Noticias - 13 de agosto de 2008 - 09:12

Hoje (13) é comemorado em todo o País o “Dia do Encarcerado”. A data foi instituída para promover reflexão sobre o sistema prisional brasileiro. A principal função do Sistema Penitenciário é a ressocialização. Sob esse ponto de vista a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) investe na educação, qualificação profissional e oferecimento de trabalho aos internos sob sua custódia.

Atualmente, conforme dados da Diretoria de Assistência Penitenciária da Agepen, cerca de 2,3 mil internos trabalham e 12% dos reclusos em unidades penais de regime fechado estão matriculados na escola formal. Vários cursos, como de manutenção de computadores e na área de embelezamento pessoal, também são oferecidos constantemente aos internos.

O lazer e o incentivo à cultura não são deixados de lado. Freqüentemente são realizados campeonatos esportivos e apresentações artísticas de grupos de teatro e de dança nas unidades penais do Estado.

Não estão previstas festividades em nenhum estabelecimento penal de Mato Grosso do Sul. Para o diretor-presidente da Agepen, Deusdete Oliveira, o “Dia do Encarcerado” não se restringe a uma data específica e a busca por melhorias deve ser constante. “Não vamos medir esforços para garantir que os internos cumpram a pena com dignidade e que o processo de ressocialização seja eficaz”, garante.

Um dos grandes desafios do Sistema Prisional hoje é a questão da superlotação, problema que o governo do Estado vem tentando amenizar com a ampliação e construção de novas unidades penais e ampliação no quadro de funcionários.


SIGA-NOS NO Google News