Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 30 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Gravidez: Remédios sem prescrição pode afetar o bebê

Agência do Rádio - 03 de novembro de 2008 - 06:39

Todo mundo sabe que uma mulher grávida deve redobrar a atenção na hora de tomar medicamentos. Todo cuidado é pouco, porque certos compostos químicos podem causar danos graves ao feto, como má-formações, deficiências, retardo do crescimento e até a morte. De acordo com os especialistas, o cuidado deve ser maior nos três primeiros meses, quando todos os órgãos do bebê são formados. Durante toda a gestação, qualquer tipo de remédio só deve ser tomado com indicação médica, incluindo fitoterápicos, homeopáticos, vitaminas e florais. O ginecologista Gerson Gianini explica o porquê.


"O que ocorre é que a gestação é um estado de fragilidade por conta do bebê que está crescendo. É uma fase, o período em que a gente está na barriga da nossa mãe, em que a gente está multiplicando as nossas células com uma velocidade incrível. Então, a gente fica muito mais sensível a qualquer tipo de agressão. Daí, a necessidade de se tomar muito cuidado em avaliar a prescrição de medicamentos, ou mesmo a tomada desses remédios sem orientação médica."

O médico lembra que existem remédios seguros para serem usados durante a gestação, mas algumas drogas podem ser muito nocivas. O exemplo é o medicamento indicado para quadros graves e persistentes de acne, que pode provocar anomalias no sistema nervoso, como retardo mental, defeitos no aparelho cardiovascular e alterações no crânio, especialmente nas orelhas. De acordo com o médico, até descongestionantes nasais são contra-indicados durante a gestação.

Reportagem, Leilane Alves

SIGA-NOS NO Google News