Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fotogaleria: caminhando por Cassilândia

Sugestão de João Pamplona pode virar um arquivo online das belezas da cidade.

Cassilândia Notícias - 11 de maio de 2021 - 14:45

O repórter João Pamplona encaminhou ao Cassilândia Notícias na tarde de hoje, a fotografia postada pela Meire (cabeleireira) em sua página pessoal do Facebook, sugerindo que as pessoas que moram aqui em Cassilândia e na região, pudessem encaminhar fotografias e, porque não, histórias sobre as imagens, explicando o momento da foto, por que tirou, o que lembra de determinado local e assim por diante.

João Girotto por várias vezes publicou imagens sob o título “Caminhando por Cassilândia”. Vamos dar continuidade à caminhada!

A foto de hoje, é uma Paineira que está localizada no Jardim Campo Grande ao lado do ESF.

Fotogaleria: caminhando por Cassilândia

Conheça mais sobre a Paineira:

A Paineira é uma árvore que alcança até 30 metros de altura, seu tronco é cinzento-esverdeado e os seus espinhos começam a cair após os seus primeiros 20 anos. Por isso biólogos já identificaram que a árvore pode receber ninhos de pássaros, o que seria impossível quando esta ainda tinha espinhos longos e pontiagudos. Mas algumas paineiras com mais de vinte metros, por exemplo, continuam com espinhos muito grandes na parte baixa, provavelmente como defesa aos insetos locais.
O tronco da Paineira tem boa capacidade de sintetizar clorofila (quando a árvore faz fotossíntese) e isto auxilia o seu crescimento, mesmo quando a árvore está sem folhas. É comum também paineiras apresentarem uma espécie de alargamento na base do caule, daí o apelido de ‘barriguda’.

Geralmente o engenheiro florestal prefere as paineiras por terem crescimento rápido, serem ótimas na recuperação de áreas degradadas. Suas sementes germinam e desenvolvem-se rapidamente quando cultivadas em solos férteis, sob sol pleno.

As flores são grandes, com cinco pétalas rosadas com pintas vermelhas e bordas brancas. Há uma variedade menos comum, com flores brancas. Os frutos são cápsulas verdes, que rebentam quando ficam maduros, expondo as sementes envoltas em fibras finas e brancas que auxiliam na flutuação e que são chamadas de paina.

A paina não tem comprimento fibroso suficiente para se produzir tecido, mas é muito útil para enchimentos de travesseiros, colchões, brinquedos, almofadas, edredons e mais uma infinidade de usos que requerem isolamento térmico, sendo ideal também para coletes salva-vidas, já que não absorve água e flutua.

Especialmente por suas qualidades ornamentais as paineiras são cultivadas em meio urbano e em jardins, como na capital Brasília com cerca de 60 mil árvores plantadas e também fora da sua área de ocorrência natural, como em Portugal. Inclusive elas são primas dos baobás africanos e são tão especiais quantos estes.

Outras qualidades da Paineira
– Ornamental adequada para praças e canteiros centrais de grandes avenidas

– A paina também pode ser útil como filtro – se você está no campo, coloque um pouco da paina em uma garrafa pet cortada como funil e filtre a água de que vai fazer uso.

– A paina também é muito boa em caso de vazamentos de óleos e petroquímicos, pois a sua capacidade de absorção supera outras fibras vegetais.

Agora você sabe um pouco mais sobre a Paineira. Quer conhecer outras árvores? Acesse www.ecooar.com e saiba mais.

SIGA-NOS NO Google News