Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fotogaleria: advogada Herthe Brito perde luta contra o câncer

Seu esposo, o advogado e juiz aposentado Jurandir Rodrigues Brito, faleceu de Covid no último dia 12 de abril.

OAB/MS - 28 de abril de 2021 - 09:35

Fotogaleria: advogada Herthe Brito perde luta contra o câncer

A quarta-feira (28) amanheceu com um grande vazio na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS). Dia de se despedir da Vice-Presidente da Caixa de Assistência (CAAMS), a Advogada Herthe Brito, que não resistiu à luta contra o câncer.

Herthe Leal Villela Martins Rodrigues Brito, mulher exemplo de alegria, esperança e solidariedade, completaria em alguns dias 65 anos de idade, de amor à vida e à profissão. Dedicada e comprometida com a classe, conhecida por um grande sorriso, deixará um espaço que jamais será preenchido.

Os últimos dias não foram fáceis para ela. Tratar um câncer é, de fato, uma luta diária. Se não bastasse, veio a tristeza no coração após a perda de seu esposo, o Advogado e Juiz Aposentado Jurandir Rodrigues Brito, levado pela Covid no último dia 12 de abril.

Dezesseis dias de extrema dor não apenas na família Brito, mas na família OAB/MS e CAAMS. A tristeza tomou conta de todos os Diretores.

Para o Presidente da OAB/MS Mansour Elias Karmouche, o falecimento da Vice-Presidente da CAAMS é uma perda irreparável. “Herthe esteve boa parte de sua existência na política de Ordem, contribuindo e se dedicando valorosamente para a sua classe. Estava sempre indo ao Interior, com o Presidente José Armando, colhendo as demandas da Caixa. Uma pessoa sempre presente e amada por todos que tiveram o prazer de conviver com ela. Uma mulher doce, afável, divertida e extremamente leal. Sentiremos imensas saudades. Que Deus receba sua alma em festa e conforte os corações dos familiares e amigos que aqui deixa”.

O Vice-Presidente Walfrido de Azambuja Júnior lamentou o ocorrido frisando a herança deixada pela amiga . “Doutora Herthe deixa um grande legado: de alegria, porque irradiava luz; de competência, pois gostava e se dedicava a tudo que fazia; de amor, para com seus familiares e amigos; e de combate, na doença com altivez. Perdemos uma grande amiga, companheira, excelente advogada, mãe e avó”.

Secretário-Geral Stheven Razuk também deixou condolências pelo passamento. “Uma sensível perda para os quadros da gestão. Herthe era uma pessoa querida, sempre solidária e prestativa com os colegas. Fará muita falta. Que deus a receba de braços abertos”.

A Secretária-Adjunta Eclair Nantes lamentou o falecimento da colega. “Doutora Herthe, uma mulher guerreira, que sempre se dedicou à família e à OAB/MS (CAAMS e ESA/MS), principalmente nos últimos seis anos, de gestão. Uma perda irreparável para a advocacia sul-mato-grossense”.

Diretor-Tesoureiro da OAB/MS Marco Rocha externou pêsames pela perda. “É com imenso pesar que recebo a notícia do falecimento da Vice-Presidente da CAAMS Herthe Leal Vilela Martins Rodrigues Brito. Pessoa amiga, de alto astral e com muita fibra. Perda irreparável, que será muito sentida por todos. Deus a receba de braços abertos e conforte a família e amigos”.

O Secretário-Adjunto da OAB Nacional, o Conselheiro Federal Ary Raghiant Neto lembrou da solidariedade da colega. “Perdemos uma grande amiga, advogada que tinha como vocação ajudar o próximo. Herthe sempre se dedicou à OAB e à Assistência Social. Faleceu no cargo de Vice-Presidente da CAAMS, talvez uma homenagem de Deus àquela que sempre teve o carinho e o afeto nas suas ações”.

Para o Conselheiro Federal e Vice-Presidente da Escola Nacional da Advocacia (ENA), Luís Claudio Alves Bito Pereira, um dia muito triste para toda advocacia sul-mato-grossense. “Nossa querida amiga Herthe foi uma advogada e dirigente de Ordem respeitada, leal e admirada por todos os seus pares e que dedicou a vida às causas da nossa profissão. Ficam as memórias indeléveis de uma amiga gentil, apaixonada pela família e sempre disposta a ajudar o próximo”.

De fato, leal, como o próprio sobrenome, sinônimo de uma pessoa franca, honesta e fiel. Assim resume o Presidente da CAAMS José Armando Amado. “Doutora Herthe foi uma grande Vice-Presidente, companheira, que sempre defendia e ajudava os advogados e advogadas de Mato Grosso do Sul. Uma pessoa sempre alegre e dedicada no que fazia. É uma perda inestimável. Grande liderança pelas mulheres sul-mato-grossenses. A ausência dela é insubstituível. Vai fazer muita falta a todos nós”.

O Diretor-Tesoureiro da CAAMS César Palumbo Fernandes também lamentou o falecimento. “Realmente hoje é um dia muito triste, pois a morte da nossa Vice-Presidente e amiga Herthe é uma perda irreparável. Mulher forte, alegre e muito dedicada à vida institucional, enquanto conseguiu, viveu intensamente seu mandato à frente da CAAMS. Seu nome fica gravado na história da CAAMS e dos amigos (as). Nos consola saber que Herthe e Jura estarão novamente juntos, que é o que ambos sempre quiseram”, expressando pesar a todos os amigos e familiares.

As Caixas de Assistência, conforme o Secretário-Geral Euclydes José Bruschi Júnior, estão de luto pela perda da Vice-Presidente da CAAMS. “Querida amiga e companheira de estrada Herthe, uma guerreira incansável, valente, honesta e fiel à causa de toda classe dos advogados e advogadas sul-mato-grossenses. Nossa dor será suportada, pois está agora ao lado de Deus e do seu amado esposo ‘Jura’. Amor e gratidão por ter tido privilégio da sua amizade. Obrigado Herthe”.

Tristeza sem tamanho também para a Secretária-Adjunta Janaína Pouso, que deixou sentimentos aos familiares. “Herthe era uma amiga maravilhosa e uma excelente mãe. Uma profissional exemplar, que realmente amava a CAAMS e trabalhou até os últimos dias. Alegre, parceira e transparente. Que ela seja recebida pelos irmãos da espiritualidade e pelo seu Jurinha. Que Deus conforte o coração dos seus familiares e também o nosso”.

Para o Diretor-Geral da ESA/MS Ricardo Pereira, “o Sistema OAB perde hoje alguém que trabalhou muito pela classe, um exemplo de profissional e de ser humano. Descanse em paz”.

A família OAB/MS sentirá falta daquela alegria e amor à vida. Com extremo pesar externa condolências a todos que ficaram, força e conforto.

No decorrer do dia informará sobre velório e sepultamento.

Texto: Catarine Sturza / Foto: Arquivo Pessoal

SIGA-NOS NO Google News