Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 30 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Em forma para casar

Gazeta Esportiva - 07 de abril de 2017 - 11:00

Muitas noivas já estão na contagem regressiva para subir ao altar e realizar o sonho de se casar. E não há uma noiva que diga que não gostaria de entrar naquele vestido perfeito com alguns quilinhos a menos. Para isso, muitas delas têm procurado a ajuda do balão intragástrico para dar aquela “enxugada” no visual.

O gastrocirurgião e endoscopista Dr. Eduardo Grecco explica que o uso do balão intragástrico é indicado para quem tem índice de massa corpórea (IMC) a partir de 27, ou seja, sobrepeso. “As noivas, por exemplo, costumam entrar em dietas rigorosas alguns meses antes do casamento sem acompanhamento médico e não sabem que podem fazer esse tratamento muito mais seguro que dietas malucas e ineficientes”, afirma o especialista.

Por meio de uma endoscopia, uma técnica não cirúrgica, o balão ainda murcho é inserido pela boca até o estômago. Uma mistura de soro fisiológico e azul de metileno preenche e ajuda inflar o balão, pois caso o dispositivo se rompa, a substância azulada tinge a urina e denuncia o ocorrido, que deve ser comunicado imediatamente ao médico. O balão cheio pode ocupar até metade do estômago, reduzindo o apetite. “O balão não somente ocupa o estômago e faz a pessoa comer menos, é um tratamento clínico multidisciplinar e de reeducação alimentar”, completa Dr. Eduardo Grecco.

Nos primeiros dias após a colocação do balão, o paciente pode sentir náusea, vômito e cólica. A dieta diária para quem coloca o balão intragástrico varia de 850 a 1200 calorias. O paciente mantém uma dieta líquida nos primeiro 21 dias e após este período, são acrescentados alimentos mais cremosos, como sopas. Depois de 30 dias, o paciente começa a ingerir alimentos sólidos, mas numa quantidade muito pequena.

Cada pessoa ficará por um determinado período com o balão até chegar ao peso ideal e passará por acompanhamento médico, nutricional, psicológico e físico para que nada interfira na absorção dos nutrientes e na saúde do paciente. O procedimento para a colocação e retirada do balão dura média de 30 minutos e deve ser realizado em ambiente hospitalar.

Mas o gastrocirurgião e endoscopista faz um alerta às noivas. “Não adiante perder peso para o casamento e logo na festa ou na lua de mel, voltar a comer tudo o que não comeu nos meses anteriores. Quem não mantém um estilo de vida mais saudável, pode voltar a engordar”, conclui o médico.

Sobre o Dr. Eduardo Grecco - O Dr. Eduardo Grecco é graduado pela Faculdade de Medicina do ABC com residência médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela Benemérita Sociedade Portuguesa de Beneficência. Possui pós-graduação em Endoscopia Gastrointestinal e Broncoesofagoscopia pela USP – Universidade de São Paulo e título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Endoscopia. Atualmente é parte do corpo clínico do Hospital Estadual Mário Covas e gastrocirurgião e endoscopista do Instituto Endovitta, além ser membro do corpo docente da Faculdade de Medicina do ABC.

Site: www.institutoendovitta.com.br

SIGA-NOS NO Google News