Geral
Dois cientistas norte-americanos ganham o Nobel
O prêmio Nobel da Química 2003 foi atribuído esta quarta-feira a Peter Agre e a Roderick Mackinnon, ambos dos Estados Unidos, anunciou a Academia Real Sueca.
Agree e MacKinnon têm desenvolvido estudos sobre o modo como os sais (íons) e a água são transportados para o interior e saem das células do corpo humano.
Esta descoberta decisiva abriu a porta a uma série de estudos bioquímicos, fisiológicos e genéticos sobre os canais de água em bactérias, plantas e mamíferos, justificou a Academia.
Segundo o comunicado da Academia sueca, o Nobel deste ano ilustra como a bioquímica contemporânea alcança o nível atômico na sua procura pelo entendimento dos processos fundamentais da vida.
Peter Agre, 54 anos, natural de Northfield, Minnesota, Estados Unidos, é, atualmente, professor de Química Biológica e de Medicina na Faculdade de Medicina do Hospital John Hopkins, de Baltimore, estado de Maryland.
Roderick MacKinnon, 47 anos, é professor de Neurobiologia Molecular e Biofísica na Universidade Rockfeller, em Nova York.
Com informações da CNN e Lusa