Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 30 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dilma Russeff diz que zona rural será prioridade

Jefferson da Luz/APn - 12 de março de 2004 - 09:11

A ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff disse ontem, durante instalação do Comitê Gestor do programa Luz para Todos, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, que a prioridade do governo federal é “fazer com que a energia elétrica chegue, prioritariamente, a assentamentos rurais”. Na lista de prioridades do Ministério seguem: as populações que foram deslocadas de suas áreas para a formação de barragem a fim de se instalar usinas hidrelétricas. “Muitas destas famílias, hoje, moram em lugares onde não existe eletricidade, logo temos um compromisso com gente”, disse.

Um outro dado que irá balizar as ações do Ministério é o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). “Nós percebemos que onde o IDH é baixo, não existe luz. Logo, a eletricidade é um fator que eleva a condição humana”, lembrou Dilma Rousseff.

“Também temos de levar energia para escolas e postos de saúde e, ainda, projetos de eletrificação rural coletiva estão na agenda do Programa Luz para Todos”, ressaltou.

Em seu discurso, a ministra disse que a energia elétrica “é um bem do século XIX, mas que muitas pessoas do século XXI, no Brasil, ainda não têm acesso”. Para visualizar a dimensão do déficit energético no país, Dilma Rousseff, lembrou que são aproximadamente 13 milhões de pessoas vivendo sem energia, e que isso corresponde à população de toda a Bélgica.

“Para reverter esta situação o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem como objetivo fazer com que toda a residência deste país, seja no campo ou na cidade, tenha acesso a luz até o ano de 2008”, disse lembrando que a meta é zerar o déficit na zona rural até 2006.

Conforme a ministra, para que o programa Luz para Todos seja eficaz é necessário que os governos, federal, estadual e municipal mais as concessionárias se unam e definam as prioridades. O governador Zeca do PT participou da cerimônia de instalação do Comitê Gestor do Luz para Todos.

SIGA-NOS NO Google News