Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Deccor investiga esquema de peculato em contratos e cheques na Prefeitura

Fonte: Polícia Civil do Estado de Goiás

Polícia Civil do Estado de Goiás - 21 de abril de 2021 - 16:57

Deccor investiga esquema de peculato em contratos e cheques na Prefeitura

A Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (Deccor) deflagrou, na manhã desta terça-feira (20), a Operação Geminus, destinada ao cumprimento de 08 mandados judiciais de busca e apreensão em empresas e residências de investigados pela prática de crime de peculato e outros delitos conexos. As infrações penais teriam ocorrido na Administração do município de Itaguaru, a cerca de 130 Km de Goiânia, durante os anos de 2019 e 2020.

O esquema criminoso investigado consiste em possível desvio de recursos públicos mediante a adulteração do preenchimento de cheques destinados ao adimplemento de contratos municipais. Os cheques eram preenchidos nominalmente à empresa contratada para fins de prestação de contas, mas, posteriormente, eram nominados e destinados a outra empresa pelos investigados, que não possuía contrato com o Município. “Apreendemos computadores, documentos fiscais e contábeis, notas fiscais, contratos. É uma cidade pequena, de pouco mais de 5 mil habitantes, e causou estranheza o modus operandis de como era realizado o desvio”, afirma a delegada Érica Botrel, titular da Deccor. Ainda durante as buscas, as equipes localizaram uma arma de fogo tipo carabina em uma das empresas-alvo, mas como o proprietário da arma não foi localizado para autuação em flagrante, será instaurado inquérito policial para apurar a posse da arma.

Em um dos casos sob investigação, verificou-se que uma empresa utilizada no esquema possuía contratos de fornecimento com o município de Itaguaru. Os contratos totalizaram o valor de R$ 1.177.455,10 (um milhão, cento e setenta e sete mil, quatrocentos e cinquenta e cinco reais e dez centavos).

Em outro caso, há indícios de que um cheque emitido pela Prefeitura teria sido desviado para a conta de uma empresa distribuidora de combustíveis de Senador Canedo para pagar o fornecimento de combustíveis a um posto de propriedade de um ex-prefeito e da ex-primeira-dama na época. O montante total desviado no esquema ainda está sendo apurado, sendo que os documentos e objetos apreendidos na operação de hoje passarão por análise para subsidiar as investigações.

SIGA-NOS NO Google News