Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 30 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Corinthians é o primeiro campeão mundial da Fifa

Corinthians - 19 de dezembro de 2006 - 09:19

Para a Federação Internacional de Futebol Association (Fifa), só há três campeões do mundo de clubes, todos brasileiros. São eles, Corinthians, São Paulo e Internacional. Em entrevista coletiva realizada domingo (17), no Estádio de Yokohama, no Japão, o presidente da federação, Joseph Blatter (foto) encerrou definitivamente a polêmica e afirmou que a entidade máxima do futebol não reconhece os títulos do antigo Mundial Interclubes, a Taça Intercontinental ou Copa Toyota.

Em 2000, a Fifa organizou o seu primeiro Mundial de Clubes, vencido pelo Corinthians, no Brasil. Cinco anos depois a entidade aliou-se à Toyota, que deixou de promover a partida entre os campeões europeu e sul-americano, e fez a segunda edição do Mundial, no Japão, conquistada pelo São Paulo. A terceira edição teve como campeão o Internacional de Porto Alegre, que na final do último domingo derrotou o Barcelona por 1 a 0.

”Nos livros da Fifa, o Corinthians é o primeiro campeão do mundo”, afirmou Joseph Blatter. “Tivemos alguns problemas, o torneio ficou um tempo sem ser disputado, mas podem ter certeza de que consideramos o Corinthians como primeiro campeão mundial”, acrescentou. O dirigente também fez questão de confirmar que “a Fifa não reconhece os títulos daquela competição como um torneio válido”. Aquele torneio era disputado em apenas um jogo, entre os campeões da América do Sul e Europa.

A Taça Intercontinental começou a ser disputada em 1960. A partir de 1980, com o patrocínio da Toyota, passou a ser organizada no Japão, com uma única partida. Agora, a Fifa reúne no Japão os campeões da América do Sul, Europa, Oceania, África, Ásia e Concacaf (América do Norte, Central e Caribe).








SIGA-NOS NO Google News