Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 30 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Confira novo concurso para agente de presídios

Agência Brasil - 05 de fevereiro de 2005 - 07:55

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça, publicou no Diário Oficial da União desta sexta-feira (4) edital do concurso para contratação de agentes penitenciários federais. São 368 vagas, previstas para os presídios federais que serão concluídos neste ano nas cidades de Catanduvas (PR) e Campo Grande (MS), bem como para a ala federal do presídio de Cuiabá (MT).

As inscrições podem ser feitas nas agências da Caixa Econômica Federal credenciadas entre os dias 21 de fevereiro a 4 de março. Pela internet, as inscrições podem ser feitas das 10 horas do dia 21 de fevereiro às 20 horas do dia 6 de março, horário oficial de Brasília.

As agências cadastradas estão localizadas em Manaus, Salvador, Fortaleza, Brasília, São Luís, Belo Horizonte, Nova Lima (MG), Ouro Preto (MG), Campo Grande, Cuiabá, Belém, Recife, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis e São Paulo.

As provas objetivas estão previstas para os dias 6 ou 7 de abril e serão executadas pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe) da Universidade de Brasília (UnB) nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.

O candidato aprovado passará por uma avaliação psicológica e um teste de capacidade física. A remuneração inicial será de R$ 2.627,87. A previsão de distribuição das 368 vagas é a seguinte: 164 para Campo Grande, 164 para Catanduvas e 40 para Cuiabá.

Os candidatos selecionados irão trabalhar no Sistema Penitenciário Federal, composto inicialmente por cinco penitenciárias de segurança máxima (uma em cada região do país), com 200 celas individuais cada, com a finalidade de abrigar os criminosos de alta periculosidade e isolá-los do sistema prisional estadual.

As cinco penitenciárias federais estarão prontas até o final de 2006. As duas primeiras, em Campo Grande e Catanduvas, serão entregues ainda neste ano. Os demais estabelecimentos prisionais serão construídos em Porto Velho (RO), Mossoró (RN), e um município a ser definido no Espírito Santo.

O edital completo e as instruções normativas estão na página eletrônica do Cespe destinada ao concurso: http://www.cespe.unb.br/concursos.

As informações são do Ministério da Justiça

SIGA-NOS NO Google News