Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Chapadão do Sul registra o primeiro óbito por H3N2 em 2022

Um homem de 86 anos de idade

O Correio News - 05 de fevereiro de 2022 - 09:32

Chapadão do Sul registra o primeiro óbito por H3N2 em 2022

A Prefeitura de Chapadão do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, confirma o primeiro óbito causado pelo do vírus H3N2 em nosso município.

Com 17 casos confirmados de H3N2 em Chapadão do Sul, registramos nesse dia 02 de fevereiro o primeiro óbito por H3N2. Trata-se de um paciente do sexo masculino, 86 anos, que tinha como morbidade câncer. Paciente iniciou sintomas no dia 21 de janeiro, sendo internado no dia 25 por Síndrome Respiratória Aguda Grave causada pelo vírus da H3N2, o resultado confirmando a doença saiu no dia 31 de janeiro. Infelizmente já debilitado pelo câncer o paciente não resistiu vindo a falecer no dia 02 de fevereiro de 2022.

Pelo fato de a influenza ser um vírus respiratório, assim como o que causa a Covid-19, a prevenção contra ele ocorre da mesma forma, ou seja, com distanciamento físico entre as pessoas, uso de máscara e higiene das mãos.

Mesmo com letalidade menor que a Covid-19, o H3N2 tem mais chances de evoluir para casos graves em grupos de risco (crianças, idosos, gestantes e indivíduos com morbidades). A propagação do vírus pode ter relação com a baixa cobertura vacinal contra a gripe e com a flexibilização das medidas de restrição e prevenção adotadas contra a Covid-19.

A vigilância da influenza não é igual a do COVID-19, o Estado e Ministério da Saúde apenas realizam teste em pacientes internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave, por isso com o vírus em circulação, mesmo com resultado de exame negativo para COVID-19 o paciente com sintomas respiratórios precisa manter o isolamento a fim de evitar e diminuir a circulação do vírus H3N2.

Cuidados

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade dos cuidados e das medidas de segurança que devem ser tomadas durante as festividades de Natal e Ano Novo. O distanciamento social, higienização das mãos, uso de máscaras e vacinação são atitudes eficazes contra a transmissão dos vírus.

Vacinação

A vacina contra a influenza está sendo disponibilizada, nos dias e locais da vacinação contra a Covid-19, para pessoas que ainda não se vacinaram contra a gripe esse ano e em 2021.

Sintomas

Alguns sintomas do H3N2 podem ser confundidos, inicialmente, com uma gripe comum, porém, pacientes relatam que tiveram reações piores do que quando contraíram a Covid-19, como espirros, tosse, coriza, calafrio, cansaço excessivo, náuseas e vômitos, diarreia (mais frequente em crianças), e moleza.

Incubação

O período de incubação do vírus H3N2 é de três a cinco dias, quando começa a manifestação dos sintomas. Porém, também é possível que uma pessoa tenha a doença de uma forma assintomática, sem apresentar nenhuma reação. Durante o período de incubação ou em casos de infecções assintomáticas, o paciente também pode transmitir a doença. O período de transmissão do vírus em crianças é de até 14 dias, enquanto nos adultos é de até sete dias.

A doença pode começar a ser transmitida até um dia antes do início do surgimento dos sintomas. O período de maior risco de contágio é quando há sintomas, sobretudo febre.

SIGA-NOS NO Google News