Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 30 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: Hermelina Barbosa Leal é o novo nome do CEC

02 de março de 2006 - 13:53

Foi publicado no Diário Oficial, de 24 de fevereiro, o decreto assinado pelo Governador do Estado e o secretário de Educação, dando ao CEC-Centro Educacional de Cassilândia- da saudosa Hermelina Barbosa Leal. No dia 7 de janeiro de 2005, através de uma enquete feita pela Rádio Patriarca, a pedido da direção da Escola, ouvidas 849 pessoas, venceu de Hermelinda Barbosa Leal, com 43.94%; a profa. Sonia Formiga Muranaka, que faleceu no ano passado em 2004 e ministrou aulas na escola recebeu 41,74%; outra grande educadora de Cassilândia, uma das primeiras, também falecida, profa. Walkiria Romão Costa, teve 14,32%.
Os nomes de Sonia Formiga e Walkiria Romão, deverão ser homenageados pela escola, colocando-os na biblioteca e no anfiteatro.
A filha Nilza Barbosa Leal conta um resumo da vida de sua mãe Hermelina, em Cassilândia: "o terreno onde se localiza o CEC foi doado pelo sr. Sebastião Leal e a esposa Hermelina Barbosa Leal para a construção de escolas. Esta doação de caráter pessoal (com recursos próprios), foi escriturada em dezembro de 1948 no Cartório de Paranaiba; doação feita ao Estado já que Cassilândia tornou-se município sómente em 3/08/54.
Enquanto viva, minha mãe, Hermelina Leal, lutou para dar à escola o nome de meu pai, Sebastião Leal. Hermelina Barbosa Leal, primeira escrivã, professora, escritora-amante de Cassilândia (com dois livros publicados sobre a nossa história) é idealizadora deste projeto, uma vez que doou o terreno para a "Construção do Saber"-Escola."
Sebastião Leal marido de Hermelina, foi o primeiro prefeito eleito de Cassilândia.



SIGA-NOS NO Google News