Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 30 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Câmara deve ouvir Roberto Jefferson duas vezes

Iolando Lourenço-Juliana Cézar Nunes /ABr - 11 de junho de 2005 - 07:32

O presidente nacional do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ), é aguardado para dois depoimentos na próxima semana na Câmara dos Deputados. O primeiro deles está marcado para a terça-feira (14), às 14h30, no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. O segundo será na quarta-feira (15), às 11h, na comissão de sindicância da Câmara. Tanto o Conselho quanto a comissão querem ouvir Jefferson sobre as denúncias feitas à imprensa sobre o susposto pagamento de propina (mensalão) a deputados em troca de apoio ao governo.

No Conselho de Ética, Roberto Jefferson responde a processo de cassação por quebra de decoro parlamentar. O processo foi movido pelo Partido Liberal (PL) na quarta-feira. Já na sindicância, o parlamentar prestará esclarecimentos sobre as denúncias por determinação do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), que nesta semana mandou a Corregedoria apurar as acusações. "Só depois de ouvi-lo teremos condição de chamar outros deputados para prestar esclarecimentos. É o ponto de partida das investigações", diz o segundo vice-presidente e corregedor da Câmara, Ciro Nogueira (PP-PI).

No início da próxima semana, enquanto o deputado do PTB carioca se prepara para os depoimentos sobre o pagamento do mensalão, os partidos da base governista e a oposição estarão negociando a escolha do presidente e do relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga denúncias de corrupção nos Correios. Na quinta-feira (9), as duas partes não chegaram a um acordo. A eleição da mesa diretora da CPMI ficou para a terça-feira, às 15h. Os trabalhos da CPMI só serão iniciados a partir dessa eleição.

As discussões sobre corrupção serão acompanhadas, na próxima semana, do debate a respeito da reforma política. Na segunda-feira, está previsto um encontro entre os presidentes da Câmara, Severino Cavalcanti, e do Senado, Renan Calheiros, para tratar do assunto com o presidente Lula. Na Câmara, a pauta continua obstruída por seis medidas provisórias e dois projetos de lei, que estão com urgência constitucional vencida. Com isso, nenhuma outra matéria poderá ser votada antes dessas proposições.

SIGA-NOS NO Google News