Geral
Beber três ou mais drinks alcoólicos, risco de câncer
Beber três ou mais drinks alcoólicos por dia pode aumentar risco de câncer do pâncreas
Resultados seriam válidos, inclusive, para pessoas que nunca fumaram ou que abandonaram o vício há mais de 10 anos, concluiu estudo norte-americano após avaliar dados de 470.681 pessoas.
Estudo norte-americano indica que beber mais de três drinks por dia (aproximadamente 40g de álcool), particularmente de licor, aumenta o risco de câncer de pâncreas inclusive entre indivíduos que nunca fumaram ou que abandonaram o cigarro há mais de 10 anos. Segundo artigo publicado no American Journal of Epidemiology, foram analisados dados de 470.681 pessoas entre 1995 e dezembro de 2003, todas com idade entre 50 e 71 anos quando o estudo teve início.
No período da pesquisa, conduzida por pesquisadores do National Cancer Institute, foram identificados 1.149 casos de câncer do pâncreas exócrino parte do pâncreas que secreta enzimas digestivas que preenchiam os critérios do estudo. O artigo explica que os autores utilizaram como parâmetro os dados de pessoas cujo consumo de álcool era inferior a um drink por dia.
Os riscos relativos de desenvolvimento de câncer do pâncreas foram de 1,45 para uso pesado de álcool (3 ou mais drinks por dia) e de 1,62 para os consumidores pesados de licor, comparados com o respectivo grupo de referência, destacam Li Jiao e colegas, no texto. Segundo eles, entretanto, a interpretação dos resultados não pode descartar a possibilidade de que o tabagismo tenha influenciado de alguma maneira os resultados, embora a variável tenha sido levada em consideração nas análises.
Agência Notisa (science journalism jornalismo científico)