Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 1 de Dezembro de 2021
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Baterias e carregadores receberão certificação da Anatel

Roberta Lopes/ABr - 13 de abril de 2006 - 00:10

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está finalizando uma norma para certificação de baterias e carregadores de celulares. A norma deve estar pronta em agosto segundo estimativa da agência. Os fabricantes terão um prazo para se adaptar à norma.

A medida foi tomada para resolver os problemas de explosão de baterias de celular. Somente este ano quatro casos de explosão de celulares já aconteceram, provocados pelo super aquecimento de baterias. Essas baterias não eram originais dos fabricantes, segundo informou a Anatel.

De acordo com o gerente-geral de Certificação e Engenharia do Espectro, Francisco Carlos Giacomini, hoje a certificação da bateria é feita em conjunto com o aparelho celular. A Anatel, segundo ele, pretende certificar a bateria separadamente.

"Existem alguns produtos de origem duvidosa, que não são originais de fábrica, e a gente não sabe como é a qualidade dessas baterias. Então essas baterias vão ter que ser certificadas e não será possível usar outra bateria que não seja autorizada pela Anatel", afirmou Giacomini.

Ele também disse que o selo trará muito mais segurança para o consumidor porque a possibilidade de falsificá-lo será mínima. "Deve ser um selo de segurança especial que não possa ser falsificado como acontece com a bateria", explicou.

Até que a norma entre em vigor, Giacomini pediu aos consumidores que só usem baterias originais dos fabricantes.

SIGA-NOS NO Google News