Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Após família pegar Covid-19, Helena comemora cura da mãe de 90 anos e agradece

Senhora de Costa Rica recebeu tratamento na Unidade Sentinela

MS Todo o Dia - 01 de maio de 2021 - 10:26

Após família pegar Covid-19, Helena comemora cura da mãe de 90 anos e agradece
Foto: MS Todo Dia

Só quem passou pela Covid-19 sabe o quanto é difícil a incerteza dos dias de infecção. Assim viveu Alceni Furtado de Amorim, que teve a família toda infectada pelo vírus. Porém o desfecho da história dela é feliz, hoje a família comemora a cura da mãe dela de 90 anos e agradece o tratamento recebido em Costa Rica.

Helena Silveira Furtado é mãe de Alceni, e aos 90 anos pegou Covid-19. Do grupo de risco por ter comorbidades e pela idade, a senhora foi diagnosticada com a doença em 16 de abril.

“A minha mãe foi contaminada por Covid-19, o meu pai, eu. Hoje a minha mãe voltou no Sentinela e está curada da Covid”, contou a auxiliar de limpeza ao MS Todo Dia. Emocionada, ela agradece ao tratamento que a mãe dela recebeu em Costa Rica.

“A gente estava levando ela todos os dias, a ambulância vinha e levava ela para tomar soro e os medicamentos”, lembrou. Ao MS Todo Dia ela destacou que os profissionais de saúde fizeram o melhor por Helena. “Toda a equipe do Sentinela, sempre tratando bem e com muito carinho. Graças a Deus, isso é uma benção”.

Ela lembrou que não foi fácil a caminhada de mais de 10 dias com Covid-19 da mãe, mas acredita que tudo é possível se houver fé e tratamento de qualidade. Para as pessoas que estão na mesma situação, de entes queridos com Covid-19, ela pede que tenham “muita fé em Deus e nunca desistam, tudo dará certo”.

Por fim, ela agradeceu também a irmã Jerônima. “Está acompanhando ela desde o primeiro dia, estamos muito felizes", disse sobre a cura da mãe.

Evolução da Covid-19 e como cuidar

A infectologista de Costa Rica, Lauren Zogbi, explicou que em “cada paciente o organismo reage de uma forma”. Ela disse ao MS Todo Dia que existem três fases da Covid.

“A grande maioria apresenta melhora de 7-10 dias quando já recebem alta. Porém os pacientes do grupo de risco,com comorbidades, alguns evoluem para segunda e a terceira fase”. O que felizmente não aconteceu com dona Helena.

Então, quando chegam na segunda e terceira fase, os pacientes “apresentam acometimento pulmonar, piora clínica e laboratorial e muitas vezes necessitam de internação na enfermaria ou na UTI”, explicou a especialista.

Para quem está passando pela Covid-19 ou tem um parente que está infectado, as dicas são se alimentar bem e de forma saudável, beber muita água e fazer o uso correto das medicações. A infectologista destacou que as pessoas não devem “demorar para procurar ajuda e principalmente a importância da fisioterapia respiratória, que muitas vezes os pacientes não levam a sério e só começam a fazer quando já estão com comprometimento pulmonar”.

SIGA-NOS NO Google News