Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 30 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Amamentação e colostro

Clickbebe.net - 30 de setembro de 2016 - 09:00

Embora esteja preocupada demais neste momento com o bebê, vá se preparando para algumas tarefas que inevitavelmente terá pela frente após ele ter vindo ao mundo. Uma das principais, e mais importantes, é a amamentação: é por ela que o bebê se alimentará e, portanto, ele vai ainda dependerá muito de você.

O aleitamento materno é altamente gratificante, ele é o primeiro contato direto entre mãe e filho. Se na hora que o bebê nascer ele for colocado no seu seio, imediatamente começará a sugar. É instintivo.

Mas vamos devagar, para você entender melhor. No final da gravidez, ou logo em seguida ao parto, um líquido amarelado e espesso, chamado colostro, é excretado pelos seios da mãe. Este líquido é altamente nutritivo e protetor, pois contém tudo de melhor que o bebê precisa para se alimentar neste momento.

O colostro é importante para a proteção imunológica do bebê e ajuda a eliminar o mecônio, que é o conteúdo que está no intestino dele antes de nascer. Dois ou três dias depois do parto, o colostro dará lugar ao leite, que vai “descer” pela estimulação do bebê ao sugar o seio e pela liberação do hormônio da lactação, a prolactina.

A amamentação vai depender muito da lei da “oferta e da procura”: quanto mais você oferecer o seu seio ao bebê, mais ele vai sugar e maior quantidade de leite vai ser produzida para alimentá-lo e saciá-lo. A produção do leite está diretamente relacionada à quantidade do leite mamado.

O reflexo da liberação do leite pode demorar uns dois minutos: começa com um pequeno formigamento no seio, antes do leite começar a sair. Portanto, é inútil quando se ouve falar que o bebê deve ficar dois minutos em cada seio.

Se você negar o seio ao bebê antes do leite descer, vai diminuir a sua produção, podendo até secar. Além disso, você terá que conviver mais cedo com choros e irritações.

SIGA-NOS NO Google News