Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 30 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

INSS: Profissional de Educação Física deve contribuir

AgPrev - 28 de setembro de 2005 - 14:31

Amanhã (29) é o Dia do Professor de Educação Física. Há alguns anos, para esse profissional ingressar no mercado de trabalho era preciso optar por escolas públicas, particulares ou por alguma academia de ginástica. No entanto, devido às dificuldades encontradas em se manterem empregados, os profissionais desta área estão optando pelo atendimento personalizado e individual, uma prática que já passou a fazer parte do cotidiano do brasileiro.

O personal training deve se filiar no Regime Geral de Previdência Social (RGPS) como contribuinte individual, categoria que inclui todo trabalhador que exerce atividade por conta própria ou presta serviço a alguma empresa, sem carteira assinada.

O estudante de Educação Física pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) em Salvador, Adilson Matos, 22 anos, escolheu o curso de Educação Física por ter afinidades com esportes. Para ele, a carreira de personal training veio como uma outra fonte de renda.

Segundo Adilson, apesar de não ter vínculo empregatício, o que poderia lhe garantir a cobertura previdênciária, esse é o tipo de profissão que dá liberdade ao profissional para atuar de diferentes formas, principalmente sendo autônomo. “Ainda não contribuo para a Previdência Social, mas pretendo iniciar no próximo ano, até porque algumas atividades que eu pratico apresentam riscos, como o rapel e o alpinismo, por exemplo”.

O contribuinte individual que sofre um acidente e que já contribui por 12 meses consecutivos tem direito ao auxílio-doença, o que vai garantir uma renda mensal até que o profissional tenha condições de voltar a exercer as atividades laborais. Também é um direito do contribuinte individual o salário-maternidade (exclusivo para as mulheres), aposentadoria, pensão por morte, dentre outros benefícios.

A profissão de personal training está crescendo e a mídia tem contribuído para esse processo, ajudando a esclarecer a importância da atividade física orientada e individualizada, aumentando consideravelmente a procura por esse profissional, que no mercado está ganhando, em média, por aluno, R$ 200,00 por mês.

Em Salvador o estudante que tiver interesse em se graduar no curso de Educação Física pode escolher entre sete instituições, como a Unime, Jorge Amado, Unirb, FTC, FSBA e UFBA. Já o personal training que quiser se inscrever na Previdência pode se dirigir a uma agência, ou no endereço eletrônico www.previdencia.gov.br. Para saber qual é o endereço da agência mais perto da sua residência, o trabalhador deve ligar para o 0800 78 0191. (Carolina Barreto - estagiária de Jornalismo)

SIGA-NOS NO Google News