Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Zeca: Transgênicos devem ser tratados sem preconceito

João Prestes/APn - 07 de novembro de 2003 - 13:36

O governador Zeca do PT comprometeu-se a entregar aos ministros José Dirceu (Casa Civil) e Roberto Rodrigues (Agricultura) a carta com a posição da cadeia do agronegócio no Estado a respeito dos produtos geneticamente modificados. O documento foi entregue nesta manhã ao governador pelo presidente da Famasul (Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul), Léo Brito, que estava acompanhado de outros representantes da classe produtora. Zeca disse, durante o encontro, que a questão não pode ser tratada com preconceito e anunciou um grande debate para esclarecer a população a respeito.

“Já propus à TVE que faça um debate reunindo técnicos, produtores, representantes dos consumidores, ecologistas, enfim, quem está a favor e contra os transgênicos, para esclarecermos o assunto. Reafirmo que a questão não pode ser tratada com tabu ou preconceito.”

O secretário de Coordenação Geral do Governo, Paulo Duarte, reforçou a posição do governo enfatizando que deve haver uma legislação unificada sobre transgênicos para todo o país, a fim de que não se repita o que ocorreu no mês passado no Paraná, quando caminhões carregados de soja de Mato Grosso do Mato Grosso do Sul foram barrados na divisa do Estado e só liberados depois de apresentado atestado de transgenia da carga.

O governo e os representantes da cadeia do agronegócio em Mato Grosso do Sul querem ainda que o assunto “transgênico” seja debatido por cientistas, já que a discussão gira em torno dos possíveis prejuízos que esses produtos trariam ao meio ambiente e à saúde pública. “Existe pouca informação a respeito e muita gente dando opinião sem conhecimento de causa”, observou Paulo Duarte.

Léo Brito disse que saiu satisfeito da reunião e elogiou a posição do governador Zeca do PT, concluindo que “governo e classe produtora raciocinam da mesma forma sobre os transgênicos”. O presidente da Famasul acredita que devido sua influência junto ao governo federal, o governador Zeca do PT possa contribuir para a rápida tramitação do Projeto de Lei regulamentando o plantio e comercialização de transgênicos, em apreciação no Congresso Nacional.




SIGA-NOS NO Google News