Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

26/10/2005 14:08

XI Congresso da Mandioca: discussão da estabilidade

Hoje, pela manhã, aconteceu no XI Congresso Brasileiro da Mandioca, que está sendo realizado em Campo Grande (MS) uma mesa redonda, dando início aos trabalhos, a respeito dos Desafios na estabilização do Setor.

Participaram os palestrantes Jairo Ribeiro da Silva (MAPA - Brasília), Maurício Yamakawa (Diretor da Agro Industrial e Comercial Yamakawa e Prefeito de Paranavaí - PR) e Claudemir Grolli (CETEM - PR).

Jairo, em sua fala, fez uma retrospectiva do setor de mandioca e os desafios futuros. Segundo ele, o subsídio ao trigo, a troca da mandioca na alimentação animal pelas rações, o exôdo rural, a abertura ao mercado internacional, proalcool e controle dos preços dos produtos básicos da alimentação, ocorridos durante o governo de exceção (de 1970 à 1985, foram as principais causas da queda da produção. Como forma de mudar o cenário, o palestrante propôs a ampliação dos atuais mercados, com o desenvolvimento de novos produtos, como o bio-plástico e a redução do custo de produção.

O Prefeito e empresário de Paranavaí chamou a atenção de que o Brasil está longe da sua capacidade de produção e comercialização, uma vez que a Tailândia detém 85% do mercado internacional. Países como Holanda (4%), Indonésia (3%), Vietnã (2%), Bélgica (2%) - que serquer produz mandioca -, Holanda (1%), Costa Rica (1%). O Brasil, por sua vez, está englobado no restante dos 2% do mercado externo, o que chega a ser um contra-senso. O Prefeito acredita que, com a substituição do amido de batata da Europa, que diminuirá a produção em virtude da queda dos subsídios e, ao aumento da procura dos produtos orgânicos e não transgênicos, a tendência é de expansão do mercado.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)