Cassilândia, Domingo, 22 de Outubro de 2017

Últimas Notícias

26/10/2005 14:08

XI Congresso da Mandioca: discussão da estabilidade

Hoje, pela manhã, aconteceu no XI Congresso Brasileiro da Mandioca, que está sendo realizado em Campo Grande (MS) uma mesa redonda, dando início aos trabalhos, a respeito dos Desafios na estabilização do Setor.

Participaram os palestrantes Jairo Ribeiro da Silva (MAPA - Brasília), Maurício Yamakawa (Diretor da Agro Industrial e Comercial Yamakawa e Prefeito de Paranavaí - PR) e Claudemir Grolli (CETEM - PR).

Jairo, em sua fala, fez uma retrospectiva do setor de mandioca e os desafios futuros. Segundo ele, o subsídio ao trigo, a troca da mandioca na alimentação animal pelas rações, o exôdo rural, a abertura ao mercado internacional, proalcool e controle dos preços dos produtos básicos da alimentação, ocorridos durante o governo de exceção (de 1970 à 1985, foram as principais causas da queda da produção. Como forma de mudar o cenário, o palestrante propôs a ampliação dos atuais mercados, com o desenvolvimento de novos produtos, como o bio-plástico e a redução do custo de produção.

O Prefeito e empresário de Paranavaí chamou a atenção de que o Brasil está longe da sua capacidade de produção e comercialização, uma vez que a Tailândia detém 85% do mercado internacional. Países como Holanda (4%), Indonésia (3%), Vietnã (2%), Bélgica (2%) - que serquer produz mandioca -, Holanda (1%), Costa Rica (1%). O Brasil, por sua vez, está englobado no restante dos 2% do mercado externo, o que chega a ser um contra-senso. O Prefeito acredita que, com a substituição do amido de batata da Europa, que diminuirá a produção em virtude da queda dos subsídios e, ao aumento da procura dos produtos orgânicos e não transgênicos, a tendência é de expansão do mercado.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 22 de Outubro de 2017
Sábado, 21 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Sexta, 20 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)