Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

XI Congresso da Mandioca: discussão da estabilidade

26 de outubro de 2005 - 14:08

Hoje, pela manhã, aconteceu no XI Congresso Brasileiro da Mandioca, que está sendo realizado em Campo Grande (MS) uma mesa redonda, dando início aos trabalhos, a respeito dos Desafios na estabilização do Setor.

Participaram os palestrantes Jairo Ribeiro da Silva (MAPA - Brasília), Maurício Yamakawa (Diretor da Agro Industrial e Comercial Yamakawa e Prefeito de Paranavaí - PR) e Claudemir Grolli (CETEM - PR).

Jairo, em sua fala, fez uma retrospectiva do setor de mandioca e os desafios futuros. Segundo ele, o subsídio ao trigo, a troca da mandioca na alimentação animal pelas rações, o exôdo rural, a abertura ao mercado internacional, proalcool e controle dos preços dos produtos básicos da alimentação, ocorridos durante o governo de exceção (de 1970 à 1985, foram as principais causas da queda da produção. Como forma de mudar o cenário, o palestrante propôs a ampliação dos atuais mercados, com o desenvolvimento de novos produtos, como o bio-plástico e a redução do custo de produção.

O Prefeito e empresário de Paranavaí chamou a atenção de que o Brasil está longe da sua capacidade de produção e comercialização, uma vez que a Tailândia detém 85% do mercado internacional. Países como Holanda (4%), Indonésia (3%), Vietnã (2%), Bélgica (2%) - que serquer produz mandioca -, Holanda (1%), Costa Rica (1%). O Brasil, por sua vez, está englobado no restante dos 2% do mercado externo, o que chega a ser um contra-senso. O Prefeito acredita que, com a substituição do amido de batata da Europa, que diminuirá a produção em virtude da queda dos subsídios e, ao aumento da procura dos produtos orgânicos e não transgênicos, a tendência é de expansão do mercado.

SIGA-NOS NO Google News