Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Votação do reajuste dos aposentados deve ficar para o fim do mês

Iolando Lourenço, Agencia Brasi - 14 de abril de 2010 - 05:35

Brasília – A votação do reajuste dos aposentados que recebem mais de um salário mínimo deverá ficar para o final deste mês ou para o início de maio. O líder do governo na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza (PT-SP), tem-se reunido com líderes da base aliada em busca de um acordo para elevar o reajuste de 6,14%, previsto em medida provisória (MP), para 7%.



Ele afirma que o governo não tem como conceder mais que 7%. “Não tirei esse número da cartola. Foram [feitos] muitos cálculos, muitas reuniões para chegar aos 7%”, disse ele, que espera um acordo para aprovação do percentual na Câmara e no Senado.



Vaccarezza não teme que o Senado aumente o percentual. “O Senado pode optar por um trabalho sério: fazer os cálculos e ver que não existem condições para um aumento maior do que 7%. E aí aprovaria os 7%.”

Ele afirmou que a posição dos líderes do Senado que defendem o reajuste de 7,7% não é a do governo. “O Planalto desconhece um acordo que teria sido feito entre lideranças do Senado e associações de aposentados. O Planalto desconhece qualquer acordo nesse sentido”. A ideia é só colocar a MP em votação após fechar acordo em torno dos 7%.

Segundo Vaccarezza, a dificuldade para votar o reajuste dos aposentados que ganham mais de um salário mínimo deve-se aos que insistem “em um número irreal [7,7%], e não aos que defendem um número real [7 %]”. Ele disse que segue a orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que esta é de reajuste de até 7%. “Não é porque tem eleição que se vai fazer a farra do boi”, afirmou.

O presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), defensor dos 7,7%, informou que tem insistido para Vaccarezza fazer uma reunião com os líderes do Senado. “O ideal é um acordo entre a Câmara e o Senado.” Segundo ele, se o acordo for feito só na Câmara, o Senado vai aumentar o valor. “E esse valor volta para cá [para a Câmara], e eu tenho certeza de que a Câmara vai aprovar o valor aprovado no Senado.”

Para Paulinho, não se pode fazer os deputados de bobos.Ele disse que os deputados não podem votar um reajuste e o Senado aumentar o percentual. Isso seria “fazer os deputados de bobos”, afirmou.



Edição: Nádia Franco

SIGA-NOS NO Google News