Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

07/06/2006 13:42

Vistoria encontra até placa de computador em presídio

Inara Silva e Aline Queiroz / Campo Grande News

Uma placa de computador com saída para internet está entre os objetos apreendidos durante a operação pente-fino, realizada no Estabelecimento Penal de Segurança Máxima de Campo Grande. O balanço da ação foi divulgado na manhã desta quarta-feira pela cúpula da Segurança Pública em entrevista coletiva na sede do Cigcoe (Comando Integrado de Gerenciamento de Crise e Operações Especiais), na Capital.

A vistoria encontrou com os presos uma teresa (corda feita com lençóis), 15 barras de ferro, duas talhadeiras, 10 facas de fenda, 43 carregadores de celular e uma bateria. Foram apreendidas ainda 103 “facas”, sendo 93 chuços (pequenas facas artesanais), 10 facas grandes, quatro delas artesanais, e 49 aparelhos de telefone celulares. No entanto, a nota oficial da Segurança Pública informa que foram 45 celulares, mas na contagem não foram incluídos quatro aparelhos que estão sem bateria (conforme mostra a foto).

Esta foi a terceira vistoria realizada nas celas no presídio desde a rebelião ocorrida nos dias 14 e 15 de maio e a ação que resultou em maior número de objetos apreendidos.

Em entrevista, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Raufi Marques, admitiu que há falhas no controle da unidade. “Se houve entrada é sinal que algo deve estar falhando”, declarou o secretário. Sobre a quantidade de objetos retirados do presídio, o secretário afirmou que o material deve ser resquício da rebelião, porque esta vistoria foi a mais detalhada de todas.

Nas duas anteriores, outros celulares e armas artesanais foram apreendidos, mas pela primeira vez foi encontrada placa de computador em poder dos internos. Raufi Marques argumentou que o caso vai ser investigado pela Polícia Civil para que seja possível identificar os donos dos materiais e como eles foram colocados dentro do presídio.

O presídio tem atualmente 1,1 mil presos e o secretário garantiu que não haverá novas transferências. Enquanto isso, os internos permanecem na unidade, que está depredada em função da rebelião do mês passado. Para o secretário, os R$ 2,5 milhões que o governo federal se comprometeu em repassar ao Estado está em processo de liberação. No entanto, o diretor da Agepen (Agência de Administração do Sistema Penitenciário), Luiz Carlos Telles Jr, afirmou que não há prazo para receber as verbas. Ele disse à reportagem que a diretoria tem utilizado os R$ 300 mil de recursos emergenciais liberados pelo governo do Estado para fazer reparos pontuais na unidade.

A vistoria no Estabelecimento Penal de Segurança Máxima foi feita em parceria entre a Força Nacional de Segurança, a Polícia Militar, agentes penitenciários e Polícia Federal.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)