Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

28/10/2008 06:31

Vinte seis mil brasileiros na fila por uma córnea

Agência do Rádio

Ciro Bastos, de apenas vinte anos, descobriu recentemente que pode perder a visão. Ele tem uma doença genética que causa deformação na córnea. A única solução é o transplante. Outros vinte e seis mil brasileiros estão aguardando por uma córnea na lista do Sistema Nacional de Transplantes. Pessoas que, como o estudante Ciro, torcem pelo ato solidário da doação de órgãos.


"Pessoal, vocês precisam se conscientizar para fazer a doação de córnea porque quanto mais pessoas doarem, menos pessoas vão ter problemas. Porque tem muita gente precisando, para voltar a viver direito."

Este é o apelo que o jovem Ciro Bastos faz para aquelas pessoas que ainda não estão conscientes sobre a importância da doação de órgãos. O Ministério da Saúde registrou uma alta de vinte por cento no número de transplantes de córnea feitos no primeiro semestre de dois mil e oito. As córneas são um dos poucos órgãos que podem ser doados, quando o coração do paciente pára, e não apenas em caso de morte cerebral, como a maioria dos órgãos. Por isso, o número de doadores pode ser ampliado. É o que explica o coordenador da Central de Transplantes de Alagoas, Carlos Alexandre Oliveira.


"Com o coração parado você pode ter dois tipos de doador; você tem o doador de córnea, que esse é o mais comum para coração parado porque é o mais simples. Você não precisa, efetivamente, de grandes coisas para poder tirar o globo ocular e doar essa córnea."

Carlos Oliveira diz que a decisão de doar os órgãos está totalmente nas mãos da família. Quem tiver interesse em ser um doador, deve informar esse desejo aos familiares ainda em vida.

Reportagem, Leilane Alves

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)