Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Vinte seis mil brasileiros na fila por uma córnea

Agência do Rádio - 28 de outubro de 2008 - 06:31

Ciro Bastos, de apenas vinte anos, descobriu recentemente que pode perder a visão. Ele tem uma doença genética que causa deformação na córnea. A única solução é o transplante. Outros vinte e seis mil brasileiros estão aguardando por uma córnea na lista do Sistema Nacional de Transplantes. Pessoas que, como o estudante Ciro, torcem pelo ato solidário da doação de órgãos.


"Pessoal, vocês precisam se conscientizar para fazer a doação de córnea porque quanto mais pessoas doarem, menos pessoas vão ter problemas. Porque tem muita gente precisando, para voltar a viver direito."

Este é o apelo que o jovem Ciro Bastos faz para aquelas pessoas que ainda não estão conscientes sobre a importância da doação de órgãos. O Ministério da Saúde registrou uma alta de vinte por cento no número de transplantes de córnea feitos no primeiro semestre de dois mil e oito. As córneas são um dos poucos órgãos que podem ser doados, quando o coração do paciente pára, e não apenas em caso de morte cerebral, como a maioria dos órgãos. Por isso, o número de doadores pode ser ampliado. É o que explica o coordenador da Central de Transplantes de Alagoas, Carlos Alexandre Oliveira.


"Com o coração parado você pode ter dois tipos de doador; você tem o doador de córnea, que esse é o mais comum para coração parado porque é o mais simples. Você não precisa, efetivamente, de grandes coisas para poder tirar o globo ocular e doar essa córnea."

Carlos Oliveira diz que a decisão de doar os órgãos está totalmente nas mãos da família. Quem tiver interesse em ser um doador, deve informar esse desejo aos familiares ainda em vida.

Reportagem, Leilane Alves

SIGA-NOS NO Google News