Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

20/04/2005 15:27

Viajante percorre o Brasil de mobilete

Márcio Breda

Percorrer 130 mil quilômetros, visitar todos os estados brasileiros e 5 países da América do Sul já pode ser considerada uma aventura praticada por muitos poucos (ou quase ninguém) no Brasil. Mas realizar essa proeza de motoneta, somente um brasileiro conseguiu empreender. José Cândido de Lima, o Zé da Motoca, como é conhecido pelos caminhos do Brasil, de 53 anos, saiu de Recife em 1999 e não parou mais. Já está em sua segunda volta pelo Brasil a bordo de sua motoneta de 50 cilindradas ano 1978.
Zé da Motoca colocou o pé na estrada depois de se separar da mulher. Mecânico de profissão, José sustenta sua aventura realizando trabalhos nas cidades por onde passa, além de receber ajuda de políticos, artistas e anônimos. “É muito difícil. Tem lugares em que recebo ajuda de gente comum na estrada, mas não sou nem recebido pelo prefeito. Já fiquei 3 dias sem comer”, conta José Cândido.
Em seu álbum de fotos, personagens ilustres fazem pose em sua moto. Governadores (entre eles Zeca do PT, fotografado pela segunda vez ontem), prefeitos e deputados disputam espaço com esportistas e artistas. Mas de todos os ilustres, o mais lembrado (e mais difícil, comenta José Cândido) foi o encontro com o presidente Lula. José Cândido saiu de Rio Branco, percorrendo mais de 3500Km para assistir a posse do presidente em 2003. Foram sete dias de espera até que Lula recebesse José Cândido. Durante o encontro, o presidente montou na moto, em uma imagem eternizada por José. “A partir daquele momento minha moto se tornou a única mobilete presidencial do mundo”, garante José.
A velha moto, afirma José, se comporta muito bem na estrada e nunca o deixou na mão. “Apenas troquei peças em manutenção, coisa normal. O motor já foi retificado, mas é o mesmo, original dela” conta com orgulho José. Perguntado porquê prefere a pequena moto, José é cético: “Sei que ela ninguém rouba. Além de correr esse risco com uma moto grande, sei que a velocidade não me deixaria conhecer as paisagens lindas que vi. Com ela vou devagar, mas sei que chego”.
José volta a estrada amanhã em direção ao município de Rio Verde, onde acontece a partir desta quinta um encontro de motos. Dali José se despede de Mato Grosso do Sul, continuando sua aventura que só termina em dezembro, quando volta para sua terra natal, Pernambuco. Até lá José faz planos somente para a estrada, mas não esconde o desejo de se tornar político. “Acho que depois que acabar a viagem e colocar meu nome no Guinness Book, eu sossego e me candidato a deputado. Quem sabe, né?”.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)