Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Viajante percorre o Brasil de mobilete

Márcio Breda - 20 de abril de 2005 - 15:27

Percorrer 130 mil quilômetros, visitar todos os estados brasileiros e 5 países da América do Sul já pode ser considerada uma aventura praticada por muitos poucos (ou quase ninguém) no Brasil. Mas realizar essa proeza de motoneta, somente um brasileiro conseguiu empreender. José Cândido de Lima, o Zé da Motoca, como é conhecido pelos caminhos do Brasil, de 53 anos, saiu de Recife em 1999 e não parou mais. Já está em sua segunda volta pelo Brasil a bordo de sua motoneta de 50 cilindradas ano 1978.
Zé da Motoca colocou o pé na estrada depois de se separar da mulher. Mecânico de profissão, José sustenta sua aventura realizando trabalhos nas cidades por onde passa, além de receber ajuda de políticos, artistas e anônimos. “É muito difícil. Tem lugares em que recebo ajuda de gente comum na estrada, mas não sou nem recebido pelo prefeito. Já fiquei 3 dias sem comer”, conta José Cândido.
Em seu álbum de fotos, personagens ilustres fazem pose em sua moto. Governadores (entre eles Zeca do PT, fotografado pela segunda vez ontem), prefeitos e deputados disputam espaço com esportistas e artistas. Mas de todos os ilustres, o mais lembrado (e mais difícil, comenta José Cândido) foi o encontro com o presidente Lula. José Cândido saiu de Rio Branco, percorrendo mais de 3500Km para assistir a posse do presidente em 2003. Foram sete dias de espera até que Lula recebesse José Cândido. Durante o encontro, o presidente montou na moto, em uma imagem eternizada por José. “A partir daquele momento minha moto se tornou a única mobilete presidencial do mundo”, garante José.
A velha moto, afirma José, se comporta muito bem na estrada e nunca o deixou na mão. “Apenas troquei peças em manutenção, coisa normal. O motor já foi retificado, mas é o mesmo, original dela” conta com orgulho José. Perguntado porquê prefere a pequena moto, José é cético: “Sei que ela ninguém rouba. Além de correr esse risco com uma moto grande, sei que a velocidade não me deixaria conhecer as paisagens lindas que vi. Com ela vou devagar, mas sei que chego”.
José volta a estrada amanhã em direção ao município de Rio Verde, onde acontece a partir desta quinta um encontro de motos. Dali José se despede de Mato Grosso do Sul, continuando sua aventura que só termina em dezembro, quando volta para sua terra natal, Pernambuco. Até lá José faz planos somente para a estrada, mas não esconde o desejo de se tornar político. “Acho que depois que acabar a viagem e colocar meu nome no Guinness Book, eu sossego e me candidato a deputado. Quem sabe, né?”.

SIGA-NOS NO Google News