Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Veto ao gado e carne paraguaia ainda não efetivado

Fernanda Mathias / Campo Grande News - 15 de julho de 2005 - 12:56

A revogação de medida que permite entrada de boi em pé para reprodução e feiras e carne com osso do Paraguai através de Mato Grosso do Sul ainda não foi efetivada. Até esta manhã o superintente federal de Agricultura, José Antônio Felício, só tinha uma ordem do governo federal: a da circular que permite a entrada dos animais. Ontem o governo do Estado anunciou o fim do veto, com base em informações do secretário de Desenvolvimento Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Márcio Portocarrero.
O governo estaria, desta forma, cedendo à pressão do setor produtivo, que temem que o mercado já saturado fique ainda mais concorrido dentro do Estado. No Paraguai os custos de produção são 50% menores. Além disso, enfrentarão a concorrência do Mato Grosso, maior rebanho bovino do País, onde a alíquota de ICMS para saída de gado caiu de 12% para 3%. No Estado a redução foi de apenas R$ 1,10 na pauta do boi gordo, incluindo impostos, o que significa cerca de R$ 0,132 por arroba comercializada.
Portocarrero reconhece que o Brasil pode ser obrigado a abrir espaço no mercado interno para a carne paraguaia, caso assim decida a OMC (Organização Mundial do Comércio), à qual o Paraguai já informou que pretende recorrer, uma vez que tem desde maio reconhecimento de área livre de febre aftosa com vacinação pela OIE (Organização Internacional de Epizootias).

SIGA-NOS NO Google News