Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Vestibular de inverno da UFMS: 14 mil disputam mil vagas

Marina Miranda / Campo Grande News - 06 de julho de 2004 - 19:37

Apesar de ser o menor vestibular da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) no que se refere ao número de vagas e de concorrentes, o vestibular de verão da UFMS ainda é o maior do Estado. Cerca de 14 mil candidatos concorrem a 1.125 vagas oferecidas pela maior instituição de ensino superior do Estado que hoje abriga 18 mil alunos distribuídos pelos 77 cursos dos sete campi de Mato Grosso do Sul.
“Mesmo sendo o nosso menor vestibular, ainda é o maior do estado. A média para a seleção de meio de ano é de 12 a 14 mil inscritos, no final de ano, onde são oferecidos 60 cursos, já chegamos a ter 28 mil candidatos”, afirma o coordenador da Copeve (Comissão Permanente de Vestibular), Odonias Silva.
A prova que permite a inclusão no nível superior acontece quarta e quinta-feira, durante todo o dia. Ao todo, estão sendo oferecidas vagas em 27 cursos nos campi de Campo Grande, Corumbá, Aquidauana, Coxim, Paranaíba, Três Lagoas e Dourados. O curso mais concorrido foi o de medicina de Dourados, com 78 candidatos por vaga. Dos 27 cursos, 20 tem início agora em agosto, sete, no começo de 2005.
A estudante Maressa Paula Silva, de 17 anos, espera fazer parte desse universo acadêmico e utiliza a prova de amanhã como teste para a profissão que realmente quer seguir. “Eu vou fazer para zootecnia para ter uma base de como é o vestibular, até porque se passar nem vou cursar, quero fazer para Medicina Veterinária no final do ano”, revela.
Maressa veio de Ponta Porã, cidade a 334 km de Campo Grande, para “testar” seus conhecimentos. Ela participou durante todo o dia de uma aula de véspera, mas promete que vai descansar depois da revisão. “Só vim para o aulão mesmo, amanhã vou acordar cedo, quero chegar em casa e dormir”, afirma.
Maressa vai fazer o vestibular na Escola Estadual Armando de Oliveira, uma das dez escolas definidas como local de prova em Campo Grande, além da própria UFMS. No interior, a seleção acontece nas unidades da universidade federal.
“A copeve pede que os candidatos fiquem tranquilos e cheguem 45 minutos antes do horário de fechamento do portão, que, de manhã, acontece às 8h30 e à tarde 14h. Tragam caneta azul ou preta, lápis, borracha e o documento de identidade”, alerta o coordenador da copeve, Odonias Silva.
Nesta quarta, acontece a prova de redação e conhecimentos gerais, na quinta, o teste relacionados a área escolhida pelo candidato.

SIGA-NOS NO Google News