Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Venezuela se prepara para as eleições parlamentares

Agência Brasil - 25 de setembro de 2010 - 20:21

A Venezuela se prepara para as eleições parlamentares de amanhã (26) com a perspectiva de novo embate entre os partidos aliados do governo e os da oposição. Segundo a Agência de Notícias Bolivariana, 550 mil venezuelanos devem ir às urnas para renovar as 165 cadeiras da Assembleia Nacional do país.

Desde o último pleito, em 2005, a Assembleia é controlada por aliados de Chávez, depois que uma parte dos legisladores da oposição decidiram retirar-se da casa por conta própria. As informações são da agência de notícias oficial do Paraguai, a Ipparaguay.

Nos últimos dias da campanha eleitoral, que terminou na última quinta-feira (23), Chávez reiterou a sua confiança no Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) e em seus aliados, incluindo o Partido Comunista, que ganhou 110 assentos na Assembleia Unicameral Nacional.

Segundo Chávez, esses dois terços são indispensáveis para continuar com o seu \"processo revolucionário\" e para consolidar o caminho à frente da presidência. As eleições legislativas servirão como termômetro para avaliar o apoio ao governo de Chávez antes das eleições presidenciais em 2012.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) criou 36.563 mesas de voto que funcionarão nos 87 distritos do país. Cerca de 250 mil soldados farão a segurança do pleito. Segundo o CNE, a divulgação dos resultados terá início duas horas depois do fechamento das urnas.

Desde sexta-feira (24), as autoridades venezuelanas pedem o comparecimento da população às urnas no domingo, apesar das fortes chuvas que afetaram a capital, Caracas, e o litoral do país. Com as enchentes, a Venezuela contabiliza oito mortos, oito desaparecidos e vários prejuízos. Segundo o governo, o temporal não afetará a logística das eleições.

Edição: Lana Cristina


SIGA-NOS NO Google News