Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

15/12/2004 13:39

Vendas do comércio varejista crescem 8,46% em outubro

Cristiane Ribeiro / ABr

As vendas do comércio varejista brasileiro cresceram 8,46% em outubro. Foi o décimo primeiro mês seguido de expansão, apesar da taxa ter tido uma pequena redução em relação a setembro (9,25%). A Pesquisa Mensal do Comércio divulgada nesta quarta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que dos 27 estados brasileiros, apenas Roraima (-6,07%) e Goiás (-0,43%) registraram queda nas vendas.

O coordenador da pesquisa, Nilo Macedo, enfatiza que o resultado é muito positivo, pois em outubro do ano passado o comércio varejista registrou um déficit de 3,02% nas vendas. A liderança das vendas continua com o setor de móveis e eletrodomésticos (20,40%), embora a taxa tenha caído em relação aos meses de abril a agosto, quando a alta girava em torno dos 30%.

Para Nilo Macedo, "o bom desempenho do setor deve-se à recuperação da massa salarial do trabalhador e às facilidades de crédito". Já o segmento de combustíveis e lubrificantes cresceu apenas 1,35% em outubro, contra 4,05% em setembro. "Este setor é muito sensível ao aumento de preços, então toda vez que os preços da gasolina e do álcool são reajustados, há um retrocesso no consumo, principalmente das famílias", explicou.

O segmento de tecidos, vestuário e calçados também registrou redução nas vendas em outubro. A taxa foi negativa (-1,43%), depois de ter ficado em 4,07% em setembro. "Houve um crescimento grande das vendas de agasalho na passagem de outono para o inverno e agora o desempenho caiu, mas acreditamos em uma retomada no final do ano", acrescentou.

Com o resultado de outubro, o saldo positivo acumulado das vendas do comércio varejista neste ano é de 9,27%. O estado de São Paulo foi o que mais contribuiu para o desempenho global do varejo, com 7,41%, devido ao peso do setor para o país. A maior taxa, no entanto, de 22,12%, foi registrada no Amazonas. No Rio de Janeiro, as vendas do comércio varejista cresceram 6,75%.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)