Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Vendas do comércio varejista crescem 8,46% em outubro

Cristiane Ribeiro / ABr - 15 de dezembro de 2004 - 13:39

As vendas do comércio varejista brasileiro cresceram 8,46% em outubro. Foi o décimo primeiro mês seguido de expansão, apesar da taxa ter tido uma pequena redução em relação a setembro (9,25%). A Pesquisa Mensal do Comércio divulgada nesta quarta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que dos 27 estados brasileiros, apenas Roraima (-6,07%) e Goiás (-0,43%) registraram queda nas vendas.

O coordenador da pesquisa, Nilo Macedo, enfatiza que o resultado é muito positivo, pois em outubro do ano passado o comércio varejista registrou um déficit de 3,02% nas vendas. A liderança das vendas continua com o setor de móveis e eletrodomésticos (20,40%), embora a taxa tenha caído em relação aos meses de abril a agosto, quando a alta girava em torno dos 30%.

Para Nilo Macedo, "o bom desempenho do setor deve-se à recuperação da massa salarial do trabalhador e às facilidades de crédito". Já o segmento de combustíveis e lubrificantes cresceu apenas 1,35% em outubro, contra 4,05% em setembro. "Este setor é muito sensível ao aumento de preços, então toda vez que os preços da gasolina e do álcool são reajustados, há um retrocesso no consumo, principalmente das famílias", explicou.

O segmento de tecidos, vestuário e calçados também registrou redução nas vendas em outubro. A taxa foi negativa (-1,43%), depois de ter ficado em 4,07% em setembro. "Houve um crescimento grande das vendas de agasalho na passagem de outono para o inverno e agora o desempenho caiu, mas acreditamos em uma retomada no final do ano", acrescentou.

Com o resultado de outubro, o saldo positivo acumulado das vendas do comércio varejista neste ano é de 9,27%. O estado de São Paulo foi o que mais contribuiu para o desempenho global do varejo, com 7,41%, devido ao peso do setor para o país. A maior taxa, no entanto, de 22,12%, foi registrada no Amazonas. No Rio de Janeiro, as vendas do comércio varejista cresceram 6,75%.

SIGA-NOS NO Google News