Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

20/05/2006 06:41

Veja o aumento autorizado para planos de saúde

Mylena Fiori/ABr

Planos de saúde individuais, com data de aniversário entre maio deste ano e abril de 2007, poderão ser reajustados em até 8,89%. O aumento máximo anual, autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), foi publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial da União e vale para planos assinados a partir de 1º de janeiro de 1999 e para planos antigos que não tenham um índice de reajuste expressamente definido em contrato.

Segundo a ANS, o índice se aplica a 6 milhões de pessoas, que representam cerca de 14% do total de beneficiários do país e só pode ser adotado na data de aniversário do plano. O teto de reajuste é inferior ao autorizado em 2004 e 2005 (11,75% e 11,69%, respectivamente), mas bem acima da inflação dos últimos 12 meses, que ficou em 4,64% pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Pelo IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), houve queda de 0,92% nos preços de maio de 2005 a abril deste ano.

O índice autorizado pela ANS reflete a média dos reajustes aplicados aos contratos coletivos nos últimos 12 meses (contratados por empresas, associações ou sindicatos), sem intervenção da agência. "Não se aplica nenhum dos índices oficiais porque a variação de custos na área da saúde tem uma especificidade. No entanto, a agência vem mantendo a mesma regra nos últimos cinco anos, para evitar instabilidades e sazonalidades", explicou o diretor-presidente da ANS, Fausto Pereira dos Santos.

A indexação por índices inflacionários, segundo ele, nem sempre é vantajosa para os consumidores. "Para se ter uma idéia, há quatro anos o IGP-M foi a 32% e a ANS autorizou um índice de reajuste menor que 10%. Vincular índices inflacionários não necessariamente protege o consumidor", afirma.

O limite fixado pela ANS não se aplica a contratos anteriores a janeiro de 1999 e que tiverem cláusulas explícitas de reajuste. Nestes casos, decisão do Supremo Tribunal Federal estabeleceu que vale o índice do contrato (IGP-M, IPCA) – se não houver cláusula nenhuma, ou se a cláusula for obscura, a operadora está autorizada a usar o índice da ANS.

A regra não vale, porém, para cinco operadoras que firmaram acordo com a agência: Sul-América, Bradesco, Itaú, Amil e Golden Cross. Em 2004, explicou o diretor, essas empresas utilizaram índices abusivos, de 18% a 86%, e depois abriram mão de aplicar os reajustes, passando a adotar o índice autorizado pela agência reguladora. Em termo de compromisso, ficou acertado que submeteriam a variação de custos de contratos antigos à ANS, para fixação de percentuais específicos a cada operadora. Em julho deverá ser definido o teto de reajuste para essas empresas, atingindo 800 mil beneficiários.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)