Cassilândia, Domingo, 10 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

08/09/2016 11:00

Vanderlei Cordeiro dá dica aos corredores “quarentões”

Ativo.com

Tranquilidade total. Esse é o mantra de Vanderlei Cordeiro de Lima, o homem que acendeu a pira olímpica no Estádio Olímpico. Aos 47 anos de idade, o único brasileiro com medalha olímpica na maratona compartilha com os leitores do O2Corre suas dicas voltadas para corredores quarentões como ele.

Manter a calma e oxigenar a cabeça com alguma atividade relaxante é essencial para manter o equilíbrio, na opinião do corredor. Portanto, se houver tempo para algum hobby além da corrida, algo que o distraia da estressante rotina que se vivencia, sobretudo em grandes centros urbanos, você estará prestando um grande serviço a si mesmo. “Costumo dizer que sempre fui, na verdade, um grande profissional da pesca. A corrida é que era o meu hobby”, diz Vanderlei, estabacando-se de rir com sua conversa de pescador. “Quando era mais novo, na verdade, eu pescava por necessidade, com o meu pai, no Rio Paraná, para podermos nos alimentar. Hoje faço minha higiene mental com a vara de pescar. E peixe é um grande alimento também, que eu adoro”.

Outra fonte de proteína de Vanderlei, que hoje corre para manter a forma, são as carnes. Mas ele toma cuidado com as gorduras. “Quando faço um churrasco, como a gordura apenas do primeiro e, no máximo, do segundo pedacinho de carne, só para ter um gostinho. Não podemos abusar da parte gorda. Sempre tive o colesterol meio alterado. E fica um pouquinho pior quando fico um período sem treinar”.

A atividade física de Vanderlei hoje é bem leve, “coisa de meia horinha, 40 minutos”. Mas correr devagar, definitivamente, não é com ele. “Na última semana, fui a São José dos Campos (no vale do Paraíba, em São Paulo) para dar uma palestra, nessa minha vida de caixeiro-viajante. Fui na esteira do hotel e corri uns 7, 8 km. Meu pace ficou em torno de 4min/km, 3min50/km, por aí”, esnoba, sem saber que está esnobando. 

O campeão da Maratona de Tóquio de 1996 faz questão de esquecer de colocar o cronômetro no pulso quando corre em seu sítio. Mas não descuida dos exames. “Todos os anos faço um check-up completo para verificar se está tudo bem. Correr, para mim, é uma necessidade. Nada vai substituir essa sensação, que é prazerosa e me dá bem estar. É e sempre foi o maior prazer da minha vida”, diz a fera, proferindo uma bela declaração de amor à corrida. “Quero correr até a idade que aguentar, mas sempre de forma consciente. O conselho que dou a todos os corredores que estejam na casa dos 40 anos, e daí para cima, é praticar a atividade física de forma consciente, sabendo se respeitar, cumprindo aquilo que é proposto, com acompanhamento de um professor de educação física. A gente, que gosta de correr, tem que tentar se preservar para manter esse prazer ao longo dos anos. Mas é o nosso corpo que vai decidir em qual idade seremos obrigados a parar”.

Vanderlei não quer ser visto como ex-corredor. Enxerga-se como um embaixador do atletismo. “Não corro apenas pelo meu bem estar, mas para promover o meu esporte, o atletismo. Quero difundir, ser uma memória viva, um exemplo vivo. Não quero ser aquela memória de velhos vídeos, de livros”.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)