Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Usuários de antiinflamatório podem pedir reembolso

Bira Martins - Campo Grande News - 24 de julho de 2008 - 14:31

A partir de amanhã, usuários Prexige 100 mg, um antiinflamatório indicado para o tratamento de artrite, que teve o registro cancelado na terça-feira (22), poderão pedir reembolso nas farmácias.

O reembolso não vale para o Prexige 400 mg, que teve a venda suspensa por noventa dias. É preciso apresentar a caixa do produto com ao menos uma cartela do produto, contendo no mínimo um comprimido fechado. Segundo o laboratório Novartis, fabricante do remédio, o reembolso pode ser feito em qualquer farmácia.

Registro cancelado - Em maio, foram concluídas as últimas análises da Anvisa sobre o medicamento e, em julho, finalizados dois pareceres que recomendaram o cancelamento do registro no Brasil – um da Câmara Técnica de Medicamentos (Cateme), órgão consultivo da Agência, e outro da área de Farmacovigilância da Agência. Em comunicado, agência reguladora disse que a medida foi motivada por incertezas a respeito da possíveis riscos ao sistema hepático dos pacientes.

Em nota, a Novartis afirmou que irá tomar todas as medidas determinadas pela Anvisa, mas que tem convicção da "segurança e eficácia" do Prexige quando utilizado "conforme a bula e sob
orientação médica". Conforme o laboratório, "o antiinflamatório foi lançado no Brasil em julho de 2005 e desde então mais de 9,5 milhões de pacientes foram tratados". "Nesse período, não foi registrado no país nenhum óbito comprovado devido a seu uso."

Reações adversas - De janeiro de 2007 a abril de 2008, houve um aumento significativo no número de reações hepáticas notificadas. Em janeiro de 2007, o número de reações notificadas era de 16, em agosto deste mesmo ano passou para 93, chegando a 211 em abril de 2008.

Com a suspensão, a Anvisa recomenda que os consumidores que estiverem utilizando o Prexige procurem seus médicos e substituam o produto. "Existem no mercado brasileiro alternativas, com perfil de eficácia e segurança mais bem definido, para todas as indicações do Prexige", informou a agência.

Conforme a Anvisa, estabelecimentos que continuarem oferecendo o Prexige 100 mg, ou o Prexige 400 mg, estão sujeitos a multas de R$ 2.000 a R$ 1,5 milhão, entre outras sanções.

Entre julho de 2005 a abril de 2008, houve 3.585 casos de reações adversas ao remédio, sendo 1.013 casos graves. (Com informações do site da Anvisa)

SIGA-NOS NO Google News