Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

30/07/2004 08:44

Urnas eletrônicas serão usadas pela quinta vez no país

Agência Brasil

As urnas eletrônicas serão usadas pela quinta vez no Brasil nas eleições municipais deste ano. Desde 2000, todas as seções eleitorais do país estão equipadas com as urnas informatizadas.

Neste ano, serão utilizadas 406 mil urnas em 360 mil seções espalhadas por todo o país.

O secretário de Informática do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Paulo Camarão, informou que, desta vez, os tribunais regionais decidiram que as urnas mais modernas serão distribuídas no interior dos Estados e as mais antigas ficarão nas capitais.

“As urnas mais modernas, construídas recentemente, incorporaram uma tecnologia melhor. Então, elas serão mandadas para o interior, porque darão menor índice de problemas. As mais antigas ficam nas capitais onde a contingência é mais fácil”, explicou o secretário.

Para evitar as longas filas de eleitores na hora da votação, como as que ocorreram em 2002, o TSE desmembrou diversas seções. Na última eleição municipal (2000), existiam pouco mais de 330 mil seções, agora são 360 mil.

De acordo com Camarão, nenhuma seção tem mais de 500 eleitores, inclusive em São Paulo, cidade com o maior eleitorado, 7,7 milhões.

O secretário acredita que não vai haver filas desta vez porque o processo será mais rápido, já que o eleitor terá de votar em apenas dois candidatos, um para prefeito e outro para vereador.

Na última eleição, em 2002, o eleitor tinha de votar em seis cargos, ou seja, tinha de apertar no mínimo 25 teclas da urna.

A partir do próximo domingo (1), a campanha que vai orientar os eleitores no uso da urna eletrônica começa a ser veiculada nas rádios e TVs do país.

Camarão disse, também, que as urnas terão teclas em braile para auxiliar os deficientes visuais, além de fones de ouvido que estarão disponíveis nas seções.

Os eleitores com deficiências físicas e os idosos vão ser colocados em seções localizadas em locais de fácil acesso e térreos. O secretário de Informática do TSE afirmou, ainda, que todas as seções vão funcionar como postos de justificativa.

Está sendo estudada a instalação de postos adicionais em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Camarão acredita que, até o final do dia da eleição (3 de outubro), 90% das urnas estejam apuradas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)