Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

UEMS/Cassilândia firma parceria com empresas de sementes de hortaliças

Redação - 04 de dezembro de 2018 - 08:56

Fase inicial do projeto - Formação de mudas de tomate sob condições de estresse por salinidade.
Fase inicial do projeto - Formação de mudas de tomate sob condições de estresse por salinidade.

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Sustentabilidade na Agricultura de Cassilândia, firmou parceria com as empresas de melhoramento de hortaliças, Hazera®, Feltrin®, Topseed® e Isla®. O projeto coordenado pelos professores Dr. Tiago Zoz e Dr. Fábio Steiner tem como objetivo avaliar o crescimento e a produtividade de genótipos de tomate e pimentão em condições de estresse por salinidade.

A salinidade provocada pelo excesso de sais dissolvidos na solução do solo, ou mesmo na água de irrigação, é um dos estresses abióticos que mais limitam o crescimento e a produtividade de hortaliças, especialmente em cultivo protegido em estufas. O estresse salino tem se intensificado nos últimos anos devido ao uso inadequado e excessivo de fertilizantes minerais, manejo inadequado da irrigação e drenagem, e utilização de água de baixa qualidade, que contém altos níveis de sais. O aumento da salinização nos solos irrigados é inevitável, uma vez que os sais não absorvidos pelas plantas vão gradativamente se acumulando no solo, prejudicando o crescimento das plantas e a produtividade das hortaliças.

UEMS/Cassilândia firma parceria com empresas de sementes de hortaliças

O professor Fábio destaca que entre os objetivos desta parceria, pretende-se estabelecer os níveis de tolerância à salinidade de diferentes genótipos de tomate e pimentão. “Pesquisas que visam avaliar e identificar genótipos com maior tolerância à salinidade são de extrema importância para os produtores de hortaliças”, ressalta o professor.

Segundo o professor Tiago, a identificação de genótipos de tomate e pimentão com maior potencial produtivo em condições de salinidade, permitirão que estes materiais sejam indicados para horticultores que possuem algum problema de salinidade. Além disto, será possível direcionar futuras hibridações com o objetivo de desenvolver cultivares de tomate e pimentão mais adaptadas e com alto potencial produtivo para cultivo em condições de estresse salino.

A equipe responsável pelo projeto de pesquisa, formada pelos professores e estudantes de Mestrado e do Curso de Graduação em Agronomia, destaca que este estudo também visa identificar cultivares de tomate e pimentão com maior potencial produtivo para cultivo na região de Cassilândia-MS. “O município de Cassilândia possuí características de solo e clima específicas, que por não ser uma região tradicional de cultivo, não é estudada pelas empresas que desenvolvem cultivares de tomate e pimentão” destaca o professor Tiago. Portanto, o trabalho desenvolvido pela equipe da UEMS será primordial para incentivar o cultivo destas culturas no município.

Além deste projeto, desde do início do ano, já está sendo desenvolvido um projeto de pesquisa com o objetivo de desenvolver cultivares de pepino adaptadas para o cultivo no município de Cassilândia. O professor Tiago afirma que dentro de alguns anos teremos cultivares de pepino, tomate e pimentão desenvolvidas especificamente para cultivo na região de Cassilândia.

O professor Tiago Zoz possuí formação em Agronomia e Doutorado em Melhoramento Genético pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP/Botucatu e pela Texas Tech University. O professor Fábio Steiner possuí formação em Agronomia e Doutorado em Agricultura pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP/Botucatu. Ambos os professores, atuam na UEMS de Cassilândia desde fevereiro de 2015.

SIGA-NOS NO Google News