Cassilândia, Quarta-feira, 23 de Maio de 2018

Últimas Notícias

22/01/2013 12:01

UEMS tem quatro estudantes com menos de 15 anos aprovados para cursos

Campo Grande News/ Nadyenka Castro

Ela só tem 12 anos e estuda diariamente, por horas e horas. O resultado da dedicação aos estudos Letícia Yumi Herculano Togoe já começa a colher: ela foi aprovada para o curso de Pedagogia da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), unidade de Paranaíba. “Mas ela estuda é para fazer Medicina”, avisa o pai, Reinaldo Barbosa Togoe, 40 anos, analista contábil. Ela e mais três estudantes com menos de 15 anos foram aprovados na instituição.

Letícia vai para o 9º ano, no Colégio Mace, em Campo Grande, e fez pela primeira vez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ano passado. “Ela quis fazer para saber como que é. Falei para ela que não havia necessidade de fazer toda a prova, para fazer só o que soubesse”, lembra a mãe, a administradora Marli Herculano da Silva, 37 anos.

A menina fez o Enem e com a nota, foi aprovada no curso de Pedagogia. Os pais não pretendem pedir liminar à Justiça para matricular a filha. Pelo menos não neste ano. “Vamos esperar ela terminar o 9º ano e se tiver nota para Medicina”, diz Reinaldo.

De acordo com ele, Letícia é organizada, estuda diariamente, mas, também brinca e sai com as amigas. “As vezes a gente tem que brigar com ela para ela parar de estudar”, conta o pai.

A menina morou com a família por seis anos no Japão. E por conta disso, perdeu três anos de escola regular no Brasil. Quando chegou no País, fez prova de avaliação e com a nota, ‘ganhou’ um ano a mais.

Depois de vencido estes dois desafios, Letícia, conforme o pai, batalha para ser médica com diploma internacional. “Ela já está procurando como fazer para estudar em Harward”, fala.

Outros casos- Na UEMS há ainda adolescentes aprovados. São eles: Maria Eudiane, Ciências Biológicas, em Ivinhema; Rebeca Martins – Pedagogia, em Dourados; Luiz Felipe, Física em Dourados. Todos são de outros Estados.

Há também a Carine Oliveira Gulherme que passou em Direito/Paranaiba, um dos cursos mais concorridos da UEMS.

UFMS – Na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Nathaly Gomes Tenório, de 14 anos, fez matrícula nessa segunda-feira para cursar Artes Visuais. Com a nota do Enem, ela conseguiu ser aprovada para o curso e, por liminar, garantiu o certificado de conclusão do Ensino Médio e fazer matrícula na instituição de ensino.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 23 de Maio de 2018
Terça, 22 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)