Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

22/01/2013 12:01

UEMS tem quatro estudantes com menos de 15 anos aprovados para cursos

Campo Grande News/ Nadyenka Castro

Ela só tem 12 anos e estuda diariamente, por horas e horas. O resultado da dedicação aos estudos Letícia Yumi Herculano Togoe já começa a colher: ela foi aprovada para o curso de Pedagogia da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), unidade de Paranaíba. “Mas ela estuda é para fazer Medicina”, avisa o pai, Reinaldo Barbosa Togoe, 40 anos, analista contábil. Ela e mais três estudantes com menos de 15 anos foram aprovados na instituição.

Letícia vai para o 9º ano, no Colégio Mace, em Campo Grande, e fez pela primeira vez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ano passado. “Ela quis fazer para saber como que é. Falei para ela que não havia necessidade de fazer toda a prova, para fazer só o que soubesse”, lembra a mãe, a administradora Marli Herculano da Silva, 37 anos.

A menina fez o Enem e com a nota, foi aprovada no curso de Pedagogia. Os pais não pretendem pedir liminar à Justiça para matricular a filha. Pelo menos não neste ano. “Vamos esperar ela terminar o 9º ano e se tiver nota para Medicina”, diz Reinaldo.

De acordo com ele, Letícia é organizada, estuda diariamente, mas, também brinca e sai com as amigas. “As vezes a gente tem que brigar com ela para ela parar de estudar”, conta o pai.

A menina morou com a família por seis anos no Japão. E por conta disso, perdeu três anos de escola regular no Brasil. Quando chegou no País, fez prova de avaliação e com a nota, ‘ganhou’ um ano a mais.

Depois de vencido estes dois desafios, Letícia, conforme o pai, batalha para ser médica com diploma internacional. “Ela já está procurando como fazer para estudar em Harward”, fala.

Outros casos- Na UEMS há ainda adolescentes aprovados. São eles: Maria Eudiane, Ciências Biológicas, em Ivinhema; Rebeca Martins – Pedagogia, em Dourados; Luiz Felipe, Física em Dourados. Todos são de outros Estados.

Há também a Carine Oliveira Gulherme que passou em Direito/Paranaiba, um dos cursos mais concorridos da UEMS.

UFMS – Na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Nathaly Gomes Tenório, de 14 anos, fez matrícula nessa segunda-feira para cursar Artes Visuais. Com a nota do Enem, ela conseguiu ser aprovada para o curso e, por liminar, garantiu o certificado de conclusão do Ensino Médio e fazer matrícula na instituição de ensino.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)