Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

UEMS tem quatro estudantes com menos de 15 anos aprovados para cursos

Campo Grande News/ Nadyenka Castro - 22 de janeiro de 2013 - 12:01

Ela só tem 12 anos e estuda diariamente, por horas e horas. O resultado da dedicação aos estudos Letícia Yumi Herculano Togoe já começa a colher: ela foi aprovada para o curso de Pedagogia da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), unidade de Paranaíba. “Mas ela estuda é para fazer Medicina”, avisa o pai, Reinaldo Barbosa Togoe, 40 anos, analista contábil. Ela e mais três estudantes com menos de 15 anos foram aprovados na instituição.

Letícia vai para o 9º ano, no Colégio Mace, em Campo Grande, e fez pela primeira vez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ano passado. “Ela quis fazer para saber como que é. Falei para ela que não havia necessidade de fazer toda a prova, para fazer só o que soubesse”, lembra a mãe, a administradora Marli Herculano da Silva, 37 anos.

A menina fez o Enem e com a nota, foi aprovada no curso de Pedagogia. Os pais não pretendem pedir liminar à Justiça para matricular a filha. Pelo menos não neste ano. “Vamos esperar ela terminar o 9º ano e se tiver nota para Medicina”, diz Reinaldo.

De acordo com ele, Letícia é organizada, estuda diariamente, mas, também brinca e sai com as amigas. “As vezes a gente tem que brigar com ela para ela parar de estudar”, conta o pai.

A menina morou com a família por seis anos no Japão. E por conta disso, perdeu três anos de escola regular no Brasil. Quando chegou no País, fez prova de avaliação e com a nota, ‘ganhou’ um ano a mais.

Depois de vencido estes dois desafios, Letícia, conforme o pai, batalha para ser médica com diploma internacional. “Ela já está procurando como fazer para estudar em Harward”, fala.

Outros casos- Na UEMS há ainda adolescentes aprovados. São eles: Maria Eudiane, Ciências Biológicas, em Ivinhema; Rebeca Martins – Pedagogia, em Dourados; Luiz Felipe, Física em Dourados. Todos são de outros Estados.

Há também a Carine Oliveira Gulherme que passou em Direito/Paranaiba, um dos cursos mais concorridos da UEMS.

UFMS – Na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Nathaly Gomes Tenório, de 14 anos, fez matrícula nessa segunda-feira para cursar Artes Visuais. Com a nota do Enem, ela conseguiu ser aprovada para o curso e, por liminar, garantiu o certificado de conclusão do Ensino Médio e fazer matrícula na instituição de ensino.

SIGA-NOS NO Google News