Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: treinamento funcional - o que é e quem pode fazer?

Mundo Fitness

Gazeta Esportiva - 24 de março de 2023 - 11:00

Mundo Fitness: treinamento funcional - o que é e quem pode fazer?

Atualmente, há um grande leque de opções para quem deseja iniciar a prática de atividade física. Entre elas, uma que tem se destacado por seu método e filosofia é o treinamento funcional, que vê o indivíduo como um todo, como uma máquina.

Para entender melhor como trabalha essa opção de exercício, basta imaginar um carro em sua parte mecânica, funcional…todos os equipamentos funcionam juntos ao mesmo tempo para que ele possa sair do lugar, certo? No treinamento funcional, o corpo trabalha da mesma forma. Os exercícios realizados são capazes de ativar vários grupos musculares ao mesmo tempo, com movimentos funcionais e orgânicos, próprios do nosso corpo, que já são realizados em nossas atividades diárias.

Trata-se de um método de treinamento que tem por objetivo melhorar as capacidades funcionais do indivíduo. Os exercícios requerem uma ativação constante do “core”, o qual é a base para todos os movimentos que realizamos. Ele é composto pela musculatura do quadril, abdômen e lombar e é dele que se gera a força para fazer os movimentos com maior eficiência, de forma que auxilie na prevenção de lesões.

Outro ponto positivo do treinamento funcional é que ele pode ser feito tanto em academias quanto em praças e parques, utilizando acessórios que são fáceis de levar de um lugar para o outro.

Essa metodologia de treino tem conquistado cada vez mais adeptos. Tanto que o mercado fitness tem investido nesse segmento. Hoje, já existem aparelhos voltados para o treinamento funcional, que priorizam movimentos e não exercícios que trabalhem os músculos de forma isolada.

Para entender melhor a essência dessa opção de vida ativa, também é interessante uma busca no dicionário. Lá, temos que treinamento é o processo que torna alguém capaz de desenvolver algo através de orientação ou instrução, e funcional diz respeito às funções orgânicas. Soma-se a estes significados a interessante definição de Luciano D’Elia, pioneiro do treinamento funcional no Brasil e criador do método CORE 360°, e temos que: “treinamento funcional é puxar, empurrar, estabilizar, levantar, arremessar, correr ou saltar para fazer de seu corpo uma ferramenta que produza movimentos mais eficientes, melhorando a performance e prevenindo lesões, em um processo de aprendizado, desafio e evolução constante.”

Ficou interessado? Pois saiba que qualquer pessoa, de qualquer idade e de qualquer nível de condicionamento físico pode fazê-la! Desde que sob orientação de um professor que leve em conta a individualidade do aluno. Após uma avaliação, ele terá condições de elaborar um programa de treinamento seguro, progressivo, motivador e desafiador, de modo que você, aluno, tenha prazer em realizar as atividades propostas durante as aulas.

Diego Alves de Oliveira é bacharel em Ciência do Esporte, especialização em Fisiologia do Exercício e Treinamento Funcional, membro do WTTC Masterminds, personal trainer e sócio da academia RED Line.

SIGA-NOS NO Google News