Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

19/08/2013 21:01

TRE confirma cassação de prefeito e convoca nova eleição em Guia Lopes

Zemil Rocha, Campo Grande News

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) confirmou nesta segunda-feira (19) a cassação do mandato do prefeito de Guia Lopes, Jácomo Dagostin (PDT), e de seu vice, determinando a realização de nova eleição no município. A decisão passa a valer a partir da publicação, que só deve acontecer na quarta ou quinta-feira.

Problema de registro de candidatura afetou o prefeito de Guia Lopes da Laguna, mas o caso dele ficou vários meses pendente de decisão recursal do TSE, que ordenou que TRE julgasse novamente o processo.

A cassação decorreu do fato de o vice de Jácomo, o petista Ney Marçal, ter sido condenado em 2004 num processo de captação ilícita de votos.

Em meados de junho, o TRE já havia decidido pela cassação, ao cancelar o registro dos dois candidatos, embora considerando que o “trânsito em julgado” só ocorreria após confirmação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Ministério Público entrou com embargos infringentes, argumentando que o cumprimento da decisão pela cassação se daria já com a decisão do TRE. Hoje o TRE deu provimento aos embargos, determinando o cumprimento imediato.

Como Jácomo Dagostin ficou com 56,39% dos votos na disputa eleitoral de outubro do ano passado, o TRE também decidiu convocar uma nova eleição suplementar para Guia Lopes. O novo pleito ainda depende da publicação de uma resolução do TRE. Enquanto isso, o presidente da Câmara de Guia Lopes ficará interinamente chefiando o Executivo Municipal.

O advogado do prefeito cassado, Valeriano Fontoura, informou que vai entrar com Recurso Especial para TSE e medida cautelar para sustar a decisão de hoje no TRE.

Caso se confirme a eleição suplementar de Guia Lopes, será a sexta em municípios de Mato Grosso do Sul. Já tiveram novo pleito eleitoral este ano, devido a cassações de prefeitos, os municípios de Bonito, Sidrolândia, Jardim, Bela Vista e Figueirão. Também há possibilidade de nova eleição em Aquidauana, onde já houve cassação do prefeito José Henrique Trindade, dependendo agora de confirmação no Tribunal Regional Eleitoral.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)