Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Trabalhar com RH vale a pena?

Catho - 25 de agosto de 2015 - 19:00

Com significativo crescimento nos últimos anos, a área de Recursos Humanos vem chamando a atenção dos profissionais brasileiros. O segmento foi destaque no levantamento realizado pela Catho que apresentou as cinco áreas para ficar de olho em 2015, e apareceu também no top 5 de profissões dos sonhos dos brasileiros.

Para saber um pouco mais sobre a área e o que ela pode oferecer aos profissionais, o Carreira & Sucesso conversou com Joaquim Fernandes Filho, professor da Faculdade Cantareira (SP), que falou sobre a importância da área e as vantagens para os profissionais que têm uma qualificação. Acompanhe!

Carreira & Sucesso – Quais atividades cabem ao profissional de RH?

Joaquim Fernandes Filho – Quem atua na área cuida de atividades de recrutamento e seleção de pessoas, aplicação da mão de obra (divisão do trabalho), remuneração, benefícios, segurança do trabalho, assistência social, treinamento e desenvolvimento, registros e folha de pagamento e, por fim, segurança patrimonial.

C&S – E um gerente de RH, o que faz?

JFF – Atualmente também chamado de Gestor de Pessoas ou Gestor de Gente, ele é responsável por cuidar da gestão de todos os assuntos que envolvam a parte viva da organização, ou seja, as pessoas.

C&S – Atualmente, como está o mercado de trabalho para o profissional?

JFF – O mercado está carente de profissionais operacionais. Então, minha dica para quem procura uma oportunidade na área é procurar por uma formação tecnológica, que proporciona grande facilidade de colocação em posições de Assistente ou Analista de Recursos Humanos nos mais diversos ramos de negócio.

C&S – Quais informações você daria para quem deseja ingressar na carreira?

JFF - As estatísticas têm mostrado que pessoas com formação ganham até 30% a mais do que aquelas que possuem apenas o segundo-grau. Além disso, estas pessoas também têm maiores chances de seguir carreira nas empresas. Assim, quem deseja entrar na área deve buscar por uma qualificação.

C&S – Para concluir, você acredita que o segmento permanecerá em alta nos próximos anos?

JFF - Cada momento do mercado há uma área de negócios em expansão e que tende a oferecer mais oportunidades. A posição do Brasil na competitividade mundial ainda é ruim, estamos lá pelo 15º lugar entre os países produtivos. E em minha opinião, a melhoria da competitividade depende basicamente da melhoria da qualificação da mão de obra.

SIGA-NOS NO Google News