Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Trabalhador vai poder receber diploma profissional

Luthianna Hollenbach, da Voz do Brasil - 10 de novembro de 2005 - 13:05

Os trabalhadores brasileiros que exercem uma profissão mas não possuem diploma, poderão receber um certificado. A idéia do governo é estimular os trabalhadores ao desenvolvimento profissional e a elevar o nível de escolaridade dos cidadãos.

Por meio de uma prova técnica, o profissional vai testar suas habilidades e, se for aprovado, receberá um diploma. Caso não passe na prova, o trabalhador poderá fazer um curso e tentar de novo. Profissões como eletricista, mecânico, pintor e pedreiro são algumas das quais poderão receber um certificado.

De acordo com Francisco Cordão, do Conselho Nacional da Educação, o objetivo da certificação é valorizar o trabalho e estimular a aprendizagem dos trabalhadores. "O objetivo principal é de valorizar as atividades dos trabalhadores e reconhecer suas competências, independentemente de onde foram desenvolvidas". Francisco Cordão diz que esses diplomas vão também induzir a aprendizagem permanente, já que "essa é uma exigência do mundo de hoje".

Para discutir essa proposta, estão reunidos esta semana em um Seminário Internacional de Certificação Profissional, em Brasília, representantes de alguns países da Europa e da América Latina. Segundo o conselheiro, o evento vai discutir a experiência de outros países que já têm essa certificação. Ele disse que o Brasil quer copiar os acertos e evitar os erros cometidos nessas experiências.

SIGA-NOS NO Google News