Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

03/08/2016 11:00

Tornozelo: um dos pontos fracos do corredor

Redação

O fortalecimento dos membros inferiores é extremamente importante na corrida. E quando falamos desse tipo de exercício, às vezes esquecemos o quanto o tornozelo precisa de atenção. Lembre-se: tornozelos fracos acarretam lesões. “Falando especificamente dos tornozelos, lembramos que eles são articulações pequenas que absorvem impactos equivalentes a 2 ou 3 vezes o peso corporal a cada passada durante a prática da corrida de longa distância. Na corrida de velocidade, esses valores são ainda maiores”, explica o ortopedista André Donato.

Tendinites, entorses e fraturas por estresse são algumas lesões que podem surgir a partir da fraqueza dos tornozelos. Mas é possível evitar esse tipo de lesão com a prática de alguns exercícios. “A prevenção para lesões desse tipo, também chamadas de lesões por overuse, é feita por meio de exercícios de fortalecimento, treinos para o aprendizado, aprimoramento ou correção da técnica de corrida, uso de material esportivo adequado às exigências de cada corredor, cronograma de treinos que respeitem períodos de repouso e que ajudem a restaurar a musculatura, além de alimentação adequada e sono de qualidade”, esclarece o médico.

Para os corredores, é possível dividir os exercícios em dois grupos e esclarecer a importância do fortalecimento. “Para aqueles que pretendem iniciar a prática da corrida de maneira regular, sugiro realizar uma avaliação cardiovascular (principalmente ao que possuem 40 anos ou mais) e uma avaliação ortopédica”, explica André. Os mais experientes não precisam se preocupar tanto – mas é necessário uma atenção para não sofrer com lesões. “Nesse grupo, a avaliação ortopédica só se faz necessária quando percebidos sintomas quem prejudiquem o treinamento e a performance”, conta o médico.

Com indicação do ortopedista, existem alguns exercícios que possam ser feitos em casa. Confira:

Fortalecimento do Tibial Anterior: levantar o pé em direção à perna contra a resistência do elástico

Fortalecimento do Tibial Posterior: levar o pé para dentro e para baixo contra a resistência do elástico

Fortalecimentos dos Fibulares: levar o pé para fora contra a resistência do elástico

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)