Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Teste do pezinho pode detectar doenças mentais

Agência do Rádio - 03 de abril de 2006 - 11:12

Neste mês de abril, o teste do pezinho completa 30 anos de existência no Brasil. Todas as mães devem ficar atentas e levar os recém-nascidos, já na primeira semana de vida, ao posto de saúde ou, até mesmo, realizar o teste na maternidade. O exame pode detectar sérios problemas futuros de saúde, inclusive, mentais. A consultora-técnica do Departamento de Média e Alta complexidade do Ministério da Saúde, Tânia Carvalho, destaca as principais doenças que podem ser evitadas.

"Algumas dessas doenças levam à deficiência mental, logo no primeiro mês de vida. Então, por exemplo, as doenças da fase um, que é a fenilcetonúria e o hopotireoidismo congênito, essas duas doenças, se elas não são tratadas precocemente, a criança vai ficar com lesão no cérebro irreversível, ela vai ficar com deficiência mental. A fenilcetonúria é uma doença do metabolismo das proteínas, então a criança tem que fazer uma dieta alimentar a vida inteira para evitar essa lesão no cérebro. No caso do hipotireoidismo congênito você pode ter criança já com lesão no primeiro mês de vida. Então é muito importante que o exame seja feito logo, que a coleta seja feita logo, que se inicie o tratamento adequado o mais rápido possível."

O exame do pezinho é obrigatório por lei, mas ainda existem mães que ficam receosas de levar os filhos, por causa da pequena picada no pé. Mas o gesto pode evitar grandes preocupações no futuro.

De Brasília, Kelly Beltrão

SIGA-NOS NO Google News