Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Terremoto mata ao menos 160 no Paquistão

29 de outubro de 2008 - 14:18

Cerca de 12 horas depois de ser atingida por um terremoto de 6,4 graus na escala Richter, a Província de Baluchistan, no sudoeste do Paquistão, próxima da fronteira com o Afeganistão, teve um novo forte tremor, agora de 6,2 graus na escala Richter.Ao menos 160 morreram, apenas no primeiro tremor. Não há confirmação sobre mais vítimas ou danos.

Conforme o Instituto Geológico dos Estados Unidos, o primeiro terremoto teve epicentro a 60 km de Quetta, capital provincial, e aconteceu às 5h10 (21h10 de terça-feira em Brasília). Logo às 17h32 (9h32 desta quarta-feira em Brasília) houve o segundo tremor, a 58 km de Quetta e a 205 km de Candahar, no Afeganistão.

Informações do governo paquistanês dão conta de que o primeiro terremoto destruiu cerca de 1.500 imóveis. Rodovias foram bloqueadas, e as equipes de resgate têm dificuldade para chegar a regiões remotas. Quando houver buscas entre os escombros, o número de mortos deverá aumentar. "Há grande destruição. Nenhuma casa está intacta", disse Dilawar Kakar, prefeito de Ziarat, uma das áreas mais atingidas.

"Eu apelo para o mundo todo por ajuda. Nós precisamos de comida, precisamos de remédio. As pessoas precisam de roupas quentes e cobertores porque está frio aqui", disse o prefeito. Em Ziarat, cerca de 12 mil pessoas estão desabrigadas. Em Wam, outra área também muito atingida, as autoridades já utilizam escavadeiras para cavar covas coletivas.

Na vila de Sohi, um repórter da agência Associated Press também relatou que moradores estão cavando uma grande cova para corpos. "Nós não podemos cavar covas separadas, já que o número de mortos é alto e as pessoas ainda estão procurando nos escombros", disse Shamsullah Khan, um dos moradores.

Resgate

Com as estradas bloqueadas por deslizamentos, o Exército está ajudando a levar médicos, tendas, cobertores e tropas para os locais atingidos, principalmente o vale de Ziarat, um dos principais pontos turísticos de Baluchistan. Na operação de de resgate estão sendo usados ainda quatro helicópteros para levar feridos a hospitais locais.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) enviou duas equipes para ajudar, já que há muitas pessoas desabrigadas e o frio é rigoroso. Em Ziarat, onde as telecomunicações estão cortadas, tendas para distribuição de mantas e alimentos são construídas. O local deverá ter também dois hospitais de campanha.

Histórico

O Paquistão já foi atingido antes por grandes terremotos. Em outubro de 2005, cerca de 73 mil pessoas morreram quando um tremor de 7,6 graus da escala Richter atingiu montanhas do norte. Em 1935, cerca de 30 mil pessoas morreram e Quetta ficou destruída após um forte terremoto.

Baluchistan é a maior Província do Paquistão, mas uma das menos povoadas. Na região, estão as maiores reservas de gás natural do país, mas ainda não há informações sobre danos nas estruturas de exploração de gás.





Folha Online

SIGA-NOS NO Google News