Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

TCE/MS comemora hoje 24 anos com sessão solene

Dourados News - 31 de março de 2004 - 14:09

O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS) comemora hoje, 24 anos de existência, com a realização de uma sessão solene, que terá início às 16 horas. Os conselheiros farão uso da palavra para relembrar a criação do Tribunal e o primeiro presidente do TCE/MS, conselheiro aposentado Edil Ferraz, será homenageado com uma placa comemorativa que traz gravada a nova marca do TCE/MS, escolhida este ano através de concurso, e uma mensagem dos atuais conselheiros. Ainda durante a solenidade será realizada a entrega do prêmio de R$ 3 mil para Fernanda Rigo, que foi a vencedora do concurso para escolha da logomarca.

De acordo com o presidente do TCE/MS, conselheiro José Ancelmo dos Santos, o objetivo da sessão solene, além comemorar os 24 anos de existência do TCE/MS, é fazer uma reflexão sobre o futuro da Corte de Contas. Segundo ele, com o advento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) cresceu a importância do Tribunal no que se refere à fiscalização das contas públicas e o órgão necessita se modernizar para acompanhar essa nova situação.

A instalação do TCE/MS aconteceu em 28 de março de 1980 em uma das salas do prédio da prefeitura municipal de Campo Grande, na avenida Afonso Pena, cedida pelo então prefeito municipal Albino Coimbra. No mesmo local tomaram posse os Auditores e Procuradores da Corte Fiscal. Ainda nesta instalação provisória os Conselheiros elaboraram e votaram o primeiro regimento interno, que foi concluído em 11 de junho de 1980 e publicado em 03 de julho de 1980.

Atualmente o Tribunal está instalado de forma precária em uma sede alugada no Parque dos Ipês. Com o crescimento ao longo dos anos o Tribunal passou a ocupar 22 casas nas proximidades da sede principal. O Conselheiro José Ancelmo acredita que ainda este ano o Tribunal irá se transferir para a sua sede própria, que está sendo construída pelo Governo do Estado no Parque dos Poderes. “Na nova sede teremos condições de modernizar definitivamente o órgão, especialmente no que se refere aos sistemas informatizados”, afirmou.

A primeira gestão do TCE/MS foi formada por Conselheiro Edyl Pereira Ferraz (presidente), Conselheiro Horácio Cerzósimo de Souza (vice-presidente), Conselheiro Hélio Peluffo, Conselheiro Nelson Benedito, Conselheiro Alcídio Pimentel, Conselheiro Carlos Ronald Albaneze, Conselheiro Paulo Roberto Capiberibe Saldanha, Procurador João Beltran (chefe), Procurador Adauto Ferreira, Procuradora Rosa Inês Pedrossian O. e Silva, Auditor Wilson Coutinho e Auditor José Cangussu Filho.

SIGA-NOS NO Google News