Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Suplentes de MS vão hoje a Brasília para votação da PEC

Fernanda França, Campo Grande News - 01 de setembro de 2009 - 09:35

Cerca de 75 suplentes de vereador de Mato Grosso do Sul viajam hoje à tarde para Brasília, onde vão acompanhar a votação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que amplia o número de vagas nas Câmaras e diminui os percentuais dos repasses.

Os suplentes saem de Campo Grande às 13h. O comboio será formado por um ônibus, uma van e dois carros. Outros 10 suplentes irão a Brasília de avião.

A previsão é que a PEC dos Vereadores seja apreciada amanhã, na Câmara dos Deputados.

A Comissão Especial aprovou na madrugada do dia 27 passado relatório do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP).

A PEC 336/2009 garante o retorno de mais de 7.300 novos vereadores enquanto a PEC 379/2009 irá diminuir os percentuais dos repasses para as Câmaras Municipais. Uma está apensada à outra, e serão votadas em bloco pelo plenário.

A aprovação da proposta será retroativa às eleições de 2008. Somente os salários começarão a ser pagos aos suplentes assim que assumirem os mandatos.

Campo Grande – Segundo o suplente Tony Ueno (PT do B), um dos que serão beneficiados com o aumento das vagas, a expectativa é que oito vereadores assumam vagas em Campo Grande.

De acordo com ele, a contagem populacional em Campo Grande ultrapassou os 755 mil habitantes. Pela regra, a partir de 750 mil e 1, até 900 mil, a Câmara precisa ter 29 vereadores. Hoje a Capital dispõe de 21.

Se o dado for confirmado, poderão assumir as vagas, além de Tony Ueno, os suplentes Maria Emília Sulzer (PMDB), Athayde Nery (PPS), Alex do PT, Eduardo Romero (PV), Deley Pinheiro (DEM), Pastor Raimundo (PRB) e Miltinho Viana (PSL).

Pela nova contagem populacional, Terenos também terá direito a duas novas vagas.

SIGA-NOS NO Google News