Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

10/06/2015 14:00

STF inicia julgamento envolvendo a biografia do cantor Roberto Carlos

Supremo Tribunal Federal

O Plenário do Supremo Tribunal Federal julga na sessão desta tarde a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4815, que discute a necessidade de exigência de autorização prévia para a publicação de biografias. O tema foi objeto de audiência pública realizada com a participação de 17 expositores, em novembro de 2013.

A ação, que está sob a relatoria da ministra Cármen Lúcia, foi ajuizada pela Associação Nacional dos Editores de Livros (Anel) em 2012 e questiona o alcance da interpretação dos artigos 20 e 21 do Código Civil. Segundo a Anel, os dispositivos conteriam regras incompatíveis com a liberdade de expressão e de informação.

Assim, a entidade requer interpretação conforme a Constituição Federal dos dispositivos questionados, de forma a afastar a necessidade de consentimento da pessoa biografada para a publicação de obras literárias. Após a leitura do relatório pela ministra Cármen Lúcia, o autor da ação e os representantes das entidades admitidas como amigas da Corte (amici curiae) apresentam suas manifestações perante o Plenário.

O resultado do julgamento deve por fim a uma polêmica que já se arrasta há pelo menos 8 anos, quando o cantor Roberto Carlos mandou tirar das livrarias o livro "Roberto Carlos em Detalhes", de Paulo Cesar de Araújo, uma biografia não autorizada.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)